Dor de cabeça que não passa. Quando se preocupar?
Pesquisadores da saúde catalogaram mais de 150 tipos diferentes de dores de cabeça, que afetam cerca de 20% da população brasileira. São motivadas por inúmeros fatores, como falta de sono, ingestão de bebidas alcoólicas, estresse, sinusites ou mesmo doenças crônicas.
E quando é preciso se preocupar? Por quanto tempo é normal sentir dor de cabeça?
A recomendação médica é de observação e cuidado com os sintomas. A dor de cabeça primária, quando não é recorrente e não vem acompanhada de outros sintomas, normalmente decorre de fatores físicos ou emocionais e pode durar até uma semana, a depender do que está motivando.
Nesses casos, é preciso identificar e tratar adequadamente a causa, seja o estresse, uma sinusite, uma postura corporal errada ou algo do tipo.
Já a enxaqueca, que é causada por predisposição biológica, dura até 72 horas e pode ser acompanhada por náuseas, irritabilidade, hipersensibilidade à luz, aos sons, odores.
Quando as crises de enxaqueca acontecem por duas ou mais vezes em uma semana, é importante procurar ajuda médica.
Assim como quando a dor, em qualquer circunstância, é tão forte que atrapalha a qualidade de vida. Somente um profissional especialista poderá indicar o tratamento adequado.
Em casos de dores agudas, associadas à convulsão ou problemas de memória, a indicação é de busca por um atendimento hospitalar com urgência.
Se você sente dores recorrentes ou passa por uma crise intensa, agende uma teleconsulta com o médico neurologista e faça uma avaliação.
No Dr Mais, o atendimento é rápido e de qualidade.
Baixe o app pelo Google Play ou App Store.
Tag: dores de cabeça, enxaqueca