Tristeza ou depressão? Saiba como diferenciar
Uma em cada cinco pessoas terão depressão em algum momento da vida
Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que uma em cada cinco pessoas terão depressão em algum momento da vida. A doença é considerada o “Mal do Século” pela quantidade de indivíduos diagnosticados e pelo potencial de crescimento desse número.
E como identificar a depressão? Como diferenciar os sintomas da doença com tristeza?
Especialistas alertam para alguns pontos que devem ser observados: a tristeza tem motivo claro. A pessoa sabe que está triste, entende a situação. A depressão é um estado de tristeza sem motivo aparente, mesmo quando algo bom está acontecendo, o sentimento não corresponde.
A tristeza pode causar reações físicas, como aperto no peito, taquicardia, choro. E o motivo é lembrado com constância. Já a pessoa deprimida pode ter pensamentos suicidas e sente, pelo menos duas vezes por semana, uma tristeza profunda sem saber porquê.
Outros sintomas também devem ser observados, como irritabilidade, desânimo, cansaço excessivo, desinteresse diante de situações que costumavam chamar atenção, pessimismo, sentimento constante de medo, desespero, distúrbio alimentar, insônia, dores não justificadas por problemas físicos.
Se você está passando por uma situação semelhante, procure um especialista e faça uma avaliação. Depressão é coisa séria e o tratamento deve ser acompanhado por profissionais qualificados para que a cura seja efetiva.
No Dr Mais temos psiquiatra e psicólogo para atendimento por teleconsulta, com agendamento rápido e preço acessível.
Baixe o app pelo Google Play ou App Store.
Tag: diferença entre tristeza e depressão, sintomas da depressão, sintomas de tristeza