Novembro Azul: Câncer de próstata mata 42 homens por dia no Brasil

Publicado em 16/11/22
Novembro Azul: Câncer de próstata mata 42 homens por dia no Brasil

O preconceito mata. E, no Brasil, tem contribuído de forma significativa no número de mortes prematuras de homens decorrentes do câncer de próstata. São 42 óbitos registrados todos os dias. O diagnóstico precoce poderia evitar grande parte dos casos, mas ainda esbarra no tabu que envolve o exame físico.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que três milhões de pessoas convivam atualmente com o câncer de próstata. No ultimo ano, mais de 68 mil novos casos foram diagnosticados. A maior parte já em estágio avançado, quando sintomas como dor óssea, dor ao urinar, presença de sangue na urina e/ou no sêmen foram verificados.

Quando descoberto na fase inicial, a chance de cura do câncer de próstata é 95%. Por isso, nesse Novembro Azul, o apelo do Dr Mais é por um check-up completo em prol da saúde masculina.

Hábitos de vida saudáveis e equilibrados são importantes e preventivos. Manter uma dieta rica em frutas; verduras; legumes; grãos; cereais integrais; atividades físicas moderadas; peso adequado; contribuem com qualidade de vida e evitam o desenvolvimento de doenças crônicas.

E, se tem 40 anos ou mais, faça o exame de câncer de próstata e garanta o cuidado que sua vida merece.

 

Tag: câncer de próstata, riscos do câncer de próstata

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?