Respondemos 5 dúvidas sobre hipertensão arterial!

Publicado em 05/09/22
Respondemos 5 dúvidas sobre hipertensão arterial!

Hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição caracterizada por um aumento anormal e contínuo da pressão que o sangue exerce ao circular pelas artérias.

Essa pressão é capaz de desencadear consequências graves. Por prejudicar a circulação, o coração pode não receber sangue e oxigenação suficientes, o que pode levar a um infarto. Outros males possíveis são a obstrução, entupimento e rompimento dos vasos sanguíneos, que podem ser responsáveis por um acidente vascular cerebral (AVC).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. Apesar de ser um distúrbio tão presente em nosso cotidiano, a hipertensão arterial ainda levanta diversas dúvidas. Pensando nisso, respondemos 5 delas neste texto. Confira a seguir!

1 - Qual a diferença entre hipertensão arterial e hipertensão arterial sistêmica (HAS)?

Nenhuma. Os dois nomes se referem ao mesmo problema, que é definido como pressão arterial sustentada maior ou igual a 140 mmHg sistólica e 90 mmHg diastólica. Entretanto, utiliza-se o termo hipertensão arterial sistêmica para diferenciar de uma outra síndrome, a hipertensão arterial pulmonar (HAP), que afeta especificamente a circulação pulmonar e é menos comum que a HAS.

2 - É necessário medir a pressão arterial todos os dias?

Não. Para jovens abaixo dos 30 anos, a recomendação é a aferição anual para check-up. Para pessoas obesas, diabéticas, com histórico familiar da doença e/ou acima dos 30 anos, a recomendação é checar a pressão a cada 6 meses. Vale mencionar que, em média, a hipertensão arterial inicia-se entre os 30 a 40 anos de idade em homens e 40 a 50 anos de idade em mulheres.

3 - Qual a relação entre o consumo de sal e a hipertensão arterial?

Quando se ingere muito cloreto de sódio (sal de cozinha), ele se acumula no sangue e no fluido extracelular e acaba por atrair as moléculas de água para si. Para manter o equilíbrio e lidar com esse excesso de sódio, o corpo passa a reter mais água e aumentar a quantidade de sangue circulando pelos vasos. Isso eleva a pressão arterial. Assim, se grandes quantidades de sal forem consumidas regularmente, a pressão também se elevará com frequência para lidar com a substância.

4 - Quais são as causas e sintomas da hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa, ou seja, raramente manifesta sintomas. Entretanto, quando a pressão se eleva muito e gera uma crise, podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Quando há comprometimento cardíaco, ainda podem ocorrer palpitações, dor no peito, falta de ar e inchaço.

Na maioria das pessoas, a causa da hipertensão arterial é desconhecida. Entretanto, em cerca de 10% dos casos, existem fatores relacionados a seu desenvolvimento, tais como:

  • Problemas endócrinos e renais;

  • Gravidez;

  • Uso contínuo de alguns medicamentos, como anticoncepcionais, anti-inflamatórios não-hormonais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticóides e moderadores de apetite;

  • Exposição a drogas, como cocaína, álcool e tabaco;

  • Diabetes;

  • Obesidade.

Além, é claro, do já mencionado alto consumo de sal. Pessoas com histórico familiar da doença também possuem maior chance de desenvolvê-la.

5 - Como é o tratamento para hipertensão arterial?

Existem duas formas de hipertensão arterial sistêmica, a primária, que se desenvolve ao longos dos anos e persiste pelo resto da vida, e a secundária, que é consequência de algum outro distúrbio, como doenças renais, distúrbios tireoidianos, entre outros.

No primeiro caso, a doença é crônica e o tratamento consiste em manter a pressão sob controle, tanto por meio de medicação quanto mudanças no estilo de vida, o que pode incluir uma reeducação alimentar e prática de exercícios físicos.

No segundo caso, além de controlar a pressão arterial, também é necessário combater a doença primária (responsável por causar a hipertensão). Em alguns casos, a hipertensão pode desaparecer se a doença primária for curada.

E lembre-se de que, ao precisar, você pode contar com a orientação de um especialista nessa área com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer! Contamos com cardiologista online pronto para te oferecer atendimento sem sair de casa. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.

Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.

 

Tag: hipertensão arterial, causas da hipertensão arterial, sintomas da hipertensão arterial

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?