Infecções das vias aéreas superiores: principais tipos e sintomas!
Infecções das vias aéreas superiores (IVAS) são patologias que atingem estruturas localizadas fora da cavidade torácica, como o nariz, cavidades nasais, faringe e laringe, cuja função é filtrar, aquecer e umidificar o ar.
As infecções das vias aéreas superiores podem atingir pessoas de qualquer idade. Os sintomas são manifestados principalmente no nariz e garganta.
Quais são os principais tipos de infecções das vias aéreas superiores?
As infecções das vias aéreas superiores podem ser causadas por bactérias, fungos ou vírus e os sintomas provocados podem incluir coriza, espirros, tosse, febre ou dor de garganta, por exemplo. A gripe é uma das principais formas de IVAS. Outros tipos muito comuns são:
Rinofaringite aguda (resfriado)
O resfriado pode ser causado por muitos tipos diferentes de vírus. Normalmente, é inofensivo e a recuperação costuma se dar em cerca de duas semanas, se não houver algum tipo de complicação. Os principais sintomas são secreção nasal, espirros e congestão.
Faringoamigdalite Aguda (infecção de garganta)
A faringoamigdalite pode ser causada tanto por vírus quanto bactérias. As infecções de origem viral são mais comuns, costumam ser benignas e se resolvem espontaneamente, ao passo que as bacterianas podem causar complicações, como abscessos e febre reumática. O sintoma mais característico desse tipo de infecção é uma dor de garganta que pode ou não estar associada à odinofagia (dificuldade para engolir).
Rinossinusite Aguda (sinusite)
A sinusite aguda é um processo inflamatório dos seios paranasais e da mucosa de revestimento das fossas nasais. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Os principais sintomas manifestados por essa condição são congestão nasal, secreção nasal, dor (ou pressão) facial, dor de cabeça e alterações do olfato. Tosse, febre, mau hálito, dor dentária e pressão nos ouvidos também podem ocorrer, mas são menos comuns.
Normalmente, os tratamentos para infecções das vias aéreas superiores têm o objetivo de aliviar os sintomas e desconfortos, já que o próprio sistema imunológico se encarrega de combater os agentes infecciosos. O uso de antibióticos é incomum, mas pode ocorrer em alguns casos específicos, principalmente se a infecção for de origem bacteriana.
Para prevenir infecções respiratórias, a recomendação é manter uma boa higiene das mãos, não colocar objetos no nariz ou boca e evitar aglomerações. Além disso, diversos estudos têm demonstrado que a ocorrência de infecções por vírus respiratórios e a sensibilização aos alérgenos é simultânea, por isso, quando possível, não frequente lugares úmidos, com excesso de poeira, mofo e ácaro, ou outros fatores que podem desencadear uma reação alérgica.
E lembre-se de que, ao precisar, você pode contar com a orientação de um especialista nessa área com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer! Contamos com infectologista online pronto para te oferecer atendimento sem sair de casa. Como as infecções das vias aéreas superiores são especialmente comuns em crianças, você também pode contar com nosso pediatra online para te orientar nesse tipo de caso. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.
Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.
Tag: infecções respiratórias, sintomas infecção respiratória, infecção das vias aéreas superiores