Saiba quais são as principais causas de diarreia em adultos!
Diarreia é um desarranjo intestinal caracterizado pelo aumento do número de evacuações e perda de consistência das fezes, que se tornam amolecidas ou líquidas.
Em alguns casos, também pode ser acompanhada de outros sinais e sintomas, como dor abdominal, febre, náuseas, vômito, presença de sangue e/ou pus nas fezes, entre outros. Pode ser classificada como aguda, quando possui duração entre um e 14 dias, ou crônica, quando dura quatro semanas ou mais.
A diarreia ocorre como uma reação do organismo a agentes nocivos. O objetivo é eliminar os microrganismos ou substâncias através da evacuação. A maior parte dos quadros têm origem infecciosa, ou seja, são causados por patógenos como bactérias, vírus, fungos, parasitas e toxinas.
Além deles, outras causas comuns são:
-
Intoxicação, intolerância e/ou alergia alimentar;
-
Consumo excessivo de determinadas substâncias (como álcool e café);
-
Distúrbios de motilidade gastrointestinal, como a síndrome do intestino irritável (SII);
-
Doença celíaca;
-
Doença inflamatória intestinal;
-
Intervenções cirúrgicas na região gastrointestinal.
Na maior parte dos casos, os quadros de diarreia se resolvem sozinhos. Entretanto, como estão muito associados a infecções e doenças da região gastrointestinal, é importante procurar orientação médica ao ser afetado por esse desarranjo para evitar possíveis complicações.
Quais complicações a diarreia pode causar?
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças associadas à diarreia são a oitava maior causa de morte em todo o mundo, superando outras condições preocupantes, como diabetes mellitus e doenças do fígado.
As complicações mais comuns causadas pela diarreia são:
-
Desidratação;
-
Desnutrição crônica, que pode levar à perda de peso e afetar o desenvolvimento de estatura;
-
Retardo do desenvolvimento intelectual.
Além dessas, outras complicações podem surgir de acordo com a causa do desarranjo, caso o tratamento não seja realizado de forma adequada.
Para prevenir a diarreia, as recomendações do Ministério da Saúde são:
-
Amamentar o recém-nascido no mínimo até os seis meses de vida;
-
Beber somente água tratada, filtrada ou fervida;
-
Beber bastante líquido, principalmente nos dias mais quentes;
-
Observar se os encanamentos da residência não estão furados;
-
Manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente;
-
Não tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada;
-
Manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão;
-
Lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro;
-
Proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos;
-
Lavar cuidadosamente as verduras e frutas.
E lembre-se de que, ao precisar de assistência de um profissional da saúde com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer, você pode contar conosco! Com nosso aplicativo, você pode realizar consulta online com infectologista, bem como conversar com um clínico geral online que está pronto para te orientar da melhor forma possível. Confira nossas opções de assinaturas e escolha a que melhor te atende!
Você também pode encontrar diversas outras especialidades para consulta médica online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.
Tag: causas da diarréia, sintomas da diarréia