Conheça os principais riscos e sintomas relacionados ao estresse!
O estresse é uma reação natural do organismo a situações de ameaça ou perigo. Para que sejamos capazes de nos adaptarmos a esses eventos, nosso corpo desencadeia uma série de reações que causam alterações físicas e emocionais que nos deixam em estado de alarme ou alerta.
Apesar de o estresse ser um mecanismo biológico importantíssimo para a sobrevivência, essas alterações podem trazer danos à saúde se ocorrerem de forma contínua.
Conhecer os sintomas possibilita identificar as ações do estresse ainda em estágio inicial, entender seus riscos é uma motivação para buscar tratamento o mais rápido possível. É por isso que, neste texto, falaremos um pouco mais a respeito.
Quais os sintomas manifestados pelo estresse?
Quando nos sentimos ameaçados, nosso corpo começa a se preparar para entrar em uma situação de “luta ou fuga” e, para isso, libera diversas reações que culminam na liberação de hormônios na corrente sanguínea. Entre eles, vale destacar o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina.
São justamente esses hormônios que causam as alterações no organismo. A adrenalina atua em diferentes tecidos-alvo, tais como coração, músculo esquelético, tecido adiposo e células hepáticas.
A noradrenalina age no aumento da disponibilidade de energia para uso imediato pelo corpo; quebra de glicogênio no fígado e músculo esquelético; e na liberação de ácidos graxos pelo tecido adiposo.
O cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, age para aumentar o uso e manejo da glicose, controlar a pressão arterial e reduzir inflamações.
Em situações de estresse, que é quando o nível desses hormônios aumenta, é possível perceber alguns sinais manifestados pelas alterações que causam, tais como:
-
Dor de cabeça;
-
Insônia;
-
Cansaço;
-
Alteração da glicemia;
-
Temperamento explosivo;
-
Dificuldade para se concentrar;
-
Desordens estomacais;
-
Queda de cabelo;
-
Oscilação da pressão arterial;
-
Problemas de pele;
-
Depressão;
-
Ansiedade.
Entre outros.
O estresse pode ser classificado de duas formas: agudo e crônico. O agudo é um tipo de estresse intenso, mas curto, e geralmente surge durantes situações traumáticas, mas passageiras, como o período de luto por um ente querido.
O estresse crônico, por outro lado, é mais suave, mas contínuo, e normalmente é causado por situações rotineiras, como o trânsito e pressão do trabalho, por exemplo.
Ambos os tipos de estresse podem ser responsáveis pelas alterações no organismo, mas o crônico atinge mais pessoas e tende a ser mais prejudicial por ser contínuo.
Quais os riscos associados ao estresse?
Quando o corpo é exposto às alterações que mencionamos anteriormente de forma contínua, pode sofrer danos severos.
Fatores como oscilação da pressão arterial e alterações da glicemia, por exemplo, podem evoluir para hipertensão, diabetes ou mesmo levar a um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Alguns estudos sugerem até mesmo maior suscetibilidade ao câncer. O estresse também pode causar imunossupressão e deixar o corpo mais vulnerável a infecções.
Os distúrbios psicológicos relacionados a ele também são inúmeros. Entre os mais conhecidos, vale mencionar a síndrome do pânico, esquizofrenia, dores de cabeça, transtorno bipolar, síndrome de burnout, transtorno de ansiedade e depressão.
Ao reconhecer que seu corpo está manifestando sinais de estresse agudo ou crônico, busque formas de controlá-lo antes que as consequências sejam permanentes. Saúde mental é tão importante quanto a física!
E lembre-se de que, ao precisar de assistência de um profissional da saúde com a agilidade que apenas a telemedicina pode oferecer, você pode contar conosco! Contamos com uma equipe que pode te ajudar a lidar com distúrbios relacionados ao estresse, composta por psiquiatra, cardiologista e neurologista, todos de prontidão para te oferecer o melhor atendimento médico online. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.
Você também pode encontrar diversas outras especialidades de atendimento médico online em nossa plataforma. Todas são conduzidas por profissionais altamente qualificados que podem te orientar sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar da sua família.