Quarta Onda: saiba como se proteger da nova alta de casos de covid-19!
As notícias sobre um novo aumento de casos de covid-19 tomou conta dos noticiários. A média móvel de casos atingiu seu maior número desde março e chegou a um aumento de 131% em um mês. Esse aumento já pode ser percebido no sistema de saúde, pois há uma alta de internações já foi registrada por pelo menos 6 estados e Distrito Federal.
Segundo o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), a covid-19 também é responsável pela maior parte das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil: cerca de 59,6% das hospitalizações por infecções nas vias aéreas registradas nas últimas semanas têm relação com a infecção pelo vírus SARS-CoV-2.
Esses novos dados demonstram que não dá para baixar a guarda na luta contra a covid-19. Pensando nisso, escrevemos este texto para reforçar as principais medidas que você pode adotar para se proteger!
Vacine-se!
Manter o esquema vacinal em dia é essencial para a prevenção, pois as vacinas induzem a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Elas não impedem a infecção, mas reduzem a possibilidade e, em caso de acometimento pelo vírus, as doses vacinais evitam complicações mais graves e diminuem a possibilidade de óbito. Atualmente, a 4ª dose da vacina já está sendo aplicada.
A utilização de máscaras, especialmente em ambientes fechados, é uma boa ideia mesmo para quem já está com a vacinação em dia. Em algumas cidades, especialistas já discutem tornar seu uso obrigatório novamente.
Higienize as mãos
A higienização das mãos é uma medida indicada para prevenir muitas doenças, inclusive a covid-19. Isso ocorre porque nossas mãos costumam tocar superfícies contaminadas por germes, como maçanetas e corrimões, e depois as colocamos em contato com olhos, boca e nariz, alguns dos principais pontos de entrada para que vírus se infiltrem em nossos corpos.
Lavar as mãos com água e sabão pode ajudar a remover a capa protetora composta por gordura que os germes têm e eliminá-los, por isso é tão eficiente. O álcool gel também auxilia nesse processo de higiene, pois consegue interferir no metabolismo dos vírus e quebrar suas partículas.
Teste-se regularmente
A covid-19 pode manifestar sintomas muito parecidos com outras doenças, tais como:
-
Febre ou calafrios;
-
Tosse;
-
Dificuldade para respirar;
-
Fadiga;
-
Dor no corpo;
-
Dor de cabeça;
-
Perda de olfato e paladar;
-
Dor de garganta;
-
Nariz entupido;
-
Náusea;
-
Vômito;
-
Diarreia.
Os testes são indispensáveis para confirmar qual é o agente causador do distúrbio, especialmente o RT-PCR, exame laboratorial considerado o “padrão ouro” por sua precisão na identificação do vírus.
Vale relembrar que, ao sentir os sintomas, é importantíssimo limitar seu contato com outras pessoas para diminuir o risco de transmissão do vírus. O diagnóstico e tratamento devem ser conduzidos por um médico.
E lembre-se de que, ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Contamos com um infectologista pronto para te orientar da melhor forma possível sobre covid-19 ou qualquer outro tipo de infecção. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.
Para mais informações voltadas ao universo da saúde e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este!