Respondemos 5 perguntas sobre cistite!
Cistite é uma inflamação e/ou infecção da bexiga, órgão responsável por armazenar a urina. Na maior parte dos casos, é causada por infecção bacteriana (especialmente pela Escherichia coli, presente naturalmente no intestino e importante para a digestão), embora também possa ter outras causas, inclusive não-infecciosas.
Pode acometer pessoas de qualquer faixa etária e sexo, mas é mais comum entre as mulheres. Normalmente, possui tratamento simples, porém, há sempre uma chance de a infecção se espalhar pelo ureter e atingir os rins, ocasionando uma inflamação renal chamada de pielonefrite que pode causar danos nos rins ou evoluir para uma infecção generalizada.
Por isso, ao perceber qualquer sinal de cistite, é importantíssimo buscar orientação médica. E para te ajudar a entender melhor esse distúrbio, listamos 5 perguntas muito comuns sobre o tema. Confira a seguir!
1 - Cistite é transmissível?
A cistite não é uma doença transmissível. Entretanto, a eliminação de secreções durante o ato sexual pode favorecer o desenvolvimento dela, pois o processo interfere no pH vaginal e facilita a proliferação bacteriana. Além disso, o atrito entre o pênis e a uretra feminina também pode levar à irritação da região e causar cistite.
Para evitar que isso ocorra, as principais recomendações são garantir que a lubrificação seja adequada durante o ato e urinar logo após a finalização.
2 - Determinados tipos de roupas podem interferir no desenvolvimento da cistite?
Roupas muito justas ou que dificultem a respiração da região íntima podem favorecer a proliferação de bactérias e ocasionar na colonização da bexiga. Usar roupas molhadas por muito tempo também pode contribuir para o desenvolvimento da cistite, assim como optar pela utilização de absorventes vaginais diariamente.
3 - Qual é a diferença entre cistite e infecção urinária?
Cistite refere-se à inflamação e/ou infecção apenas da bexiga, enquanto infecção urinária denomina a presença de patógenos em qualquer região do trato urinário (uretra, bexiga, ureteres e rins). Ou seja, a cistite pode ser um tipo de infecção urinária se tiver origem infecciosa. Outros tipos de distúrbios da região são a uretrite (inflamação e/ou infecção da uretra) e pielonefrite (inflamação e/ou infecção potencialmente grave que atinge os rins).
4 - Quais são os principais sintomas da cistite?
Os principais sintomas da cistite são:
-
Dor ou ardor ao urinar;
-
Necessidade frequente e urgente de urinar;
-
Dor na bexiga, costas e baixo ventre;
-
Baixa quantidade de urina durante as micções. Em casos mais graves, a urina pode ser acompanhada de sangue;
-
Febre.
Ao perceber qualquer um desses sinais, é importante procurar um médico imediatamente.
5 - Como são realizados o diagnóstico e tratamento da cistite?
Para o diagnóstico, o especialista costuma solicitar exames de urina, especialmente do tipo I e urocultura. O tratamento varia de acordo com a causa. Em caso de origem infecciosa, costuma-se receitar antibióticos e recomendar uma alta ingestão de líquidos. Felizmente, a probabilidade de cura é muito considerável na maior parte dos casos.
E lembre-se de que, ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Contamos com um médico infectologista pronto para te orientar da melhor forma possível. Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais.
Para mais informações voltadas ao universo da saúde e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este!