Confira 5 dicas para prevenir micoses!
Micoses são infecções provocadas por diferentes tipos de fungos e que podem afetar a pele, couro cabeludo, unhas e áreas mais úmidas do corpo.
Em geral, provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos e deformação nas unhas. Entre os tipos mais comuns estão a Candidíase, Onicomicose, Tinha e Pitiríase versicolor.
Como evitar micoses?
Os fungos estão presentes nos organismos de todas as pessoas, mas o desenvolvimento das micoses está ligado a fatores como enfraquecimento do sistema imunológico, consumo excessivo de açúcar ou alergias. A seguir, confira 5 dicas muito úteis para a prevenção dessa condição!
1 - Mantenha a pele limpa, seca e fresca
Manter a higiene pessoal em dia é, de modo geral, uma ótima forma de prevenir infecções. Além disso, manter o corpo seco, especialmente as dobras, como axilas, virilhas e entre os dedos dos pés, é uma forma de dificultar a proliferação dos fungos.
O uso de roupas muito quentes, justas e de tecido sintético também não é recomendado, pois absorvem o calor e o suor e não deixam a pele transpirar.
2 - Evite o contato com animais infectados
Micose pode ser transmitida facilmente de animais para humanos. Por isso, sempre lave muito bem as mãos após brincar com algum animal. E, ao suspeitar que seu pet esteja infectado pelos fungos, leve-o imediatamente a um veterinário.
3 - Atenção aos calçados
Usar sapatos fechados por períodos prolongados prejudica a transpiração dos pés e pode causar micoses, por isso prefira os mais ventilados. Troque suas meias ao menos uma vez por dia e não ande descalço em áreas úmidas, como vestiários, saunas e banheiros públicos.
4 - Não compartilhe itens pessoais
Micoses são contagiosas. Compartilhar objetos como roupas, toalhas, lençóis, bonés, escovas de cabelo, material de manicure e outros tipos de itens pessoais representa um perigo à saúde, por isso evite ao máximo.
5 - Não fique com o calção ou biquíni molhado por muito tempo
Ficar muito tempo com roupas molhadas, como calções e biquínis, também não é uma boa ideia. Para o bem da saúde da região íntima, ela deve se manter seca e arejada durante o maior tempo possível.
O tecido sintético das roupas de banho, combinado com a umidade e calor, causa o oposto disso e cria um cenário ideal para o crescimento de fungos. Ao sair do mar ou piscina, lembre-se de sempre tomar uma ducha rápida com água corrente, secar-se bem e trocar de roupa o mais rápido possível!
Ao precisar de assistência médica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Confira nossas opções de assinaturas e acesse nosso aplicativo para saber mais. Contamos com um infectologista que já está de prontidão para conversar com você!
Para mais informações voltadas ao universo da saúde e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.