Cuidados com umbigo de recém-nascido que você precisa tomar!
Bebês são muito frágeis, por isso os cuidados a serem tomados com eles são assuntos que sempre dominam a cabeça dos pais e/ou responsáveis. Entre os vários pontos que merecem atenção, um que costuma levantar dúvidas é a lista de cuidados com umbigo de recém-nascidos.
Primeiramente, é preciso entender que o umbigo é a cicatriz resultante da queda do coto umbilical, um resíduo com aspecto amolecido e gelatinoso do cordão umbilical, que resseca e cai alguns dias após o parto. Os principais cuidados necessários devem ser tomados durante o período de cicatrização.
Cuidados com umbigo de recém-nascido que você deve tomar durante o período de cicatrização
Infecções são o maior risco associado ao período de cicatrização, por isso a limpeza é um dos principais cuidados com o umbigo do bebê que você deve tomar. Para isso, é importante adotar as seguintes práticas:
-
Higienizar muito bem suas mãos antes de tocar a região, com sabão neutro, esfregando punho e unhas;
-
Levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo. Recomenda-se a utilização de álcool 70% no processo, com auxílio de um algodão ou cotonete;
-
Durante o banho, utilize água e sabonete neutro para limpar a área. Ao final, certifique-se de secar bem a região. Para uma boa cicatrização, é importante que o local se mantenha limpo e seco;
-
Higienize o coto umbilical a cada troca de fraldas.
Além dos cuidados com a limpeza, também é importante evitar traumas. Para isso, é recomendado manter o coto dentro da fralda, mas tome cuidado para não o apertar. O uso de faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo não é aconselhado, pois isso pode abafar o local e prejudicar o processo de secagem.
Vale ressaltar que não é comum que a criança sinta dor durante a limpeza do local. Por isso, ao notar qualquer sinal de desconforto por parte do bebê, bem como vermelhidão, secreção ou inchaço, você deve buscar orientação pediátrica.
Normalmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para cair, mas a cicatrização completa pode durar uns dias a mais, então mantenha todos esses cuidados até ter certeza de que o processo está completo.
E lembre-se de que, ao precisar de assistência pediátrica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer, você pode contar conosco! Confira nossas opções de assinatura e acesse nosso aplicativo para saber mais.
Para mais informações voltadas ao universo da saúde infantil e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.