Atividades físicas podem afetar o ciclo menstrual?

A prática de atividades físicas tem uma relação direta com o ciclo menstrual da mulher. Exercícios regulares e moderados podem contribuir para a regularidade dos ciclos menstruais e aliviar sintomas pré-menstruais. No entanto, treinos excessivos ou de alta intensidade podem levar a alterações hormonais que resultam em irregularidades menstruais, como amenorreia (ausência de menstruação).
Durante o ciclo menstrual, os níveis hormonais flutuam, afetando também a disposição e o desempenho físico. Na fase folicular, que ocorre antes da ovulação, os níveis de estrogênio aumentam, proporcionando mais energia e favorecendo atividades de maior intensidade. Já na fase lútea, após a ovulação, pode haver uma sensação de cansaço, sendo recomendadas atividades de menor intensidade.
Mulheres que precisam de uma rotina intensa de atividades físicas, devem realizar o acompanhamento médico especializado para garantir o melhor desempenho. É importante ressaltar que a prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher. Entre eles estão a melhora da saúde cardiovascular, manutenção do peso corporal, fortalecimento dos ossos, redução do estresse e alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual.
Para mais informações sobre a influência dos treinos no ciclo menstural, agende uma consulta on-line com a médica ginecologista do Dr+. O agendamento é rápido e fácil.
Leia também: