Pesadelo ou Terror Noturno infantil?

Entenda o que é e o que fazer para tranquilizar seu filho

Publicado em 27/01/22
Pesadelo ou Terror Noturno infantil?

A hora do sono é aquele momento em que a criança vai processando tudo aquilo que praticou durante o dia e também é quando ela se desenvolve fisicamente, descansa e absorve no subconsciente tudo o que está aprendendo. 

Agora, imagina se esse momento prazeroso e de descanso vira um período de tensão para os pequenos? Pois é, as crianças também sofrem com os pesadelos e ainda podem estar vivendo um terror noturno infantil, você já ouviu falar? 

Pesadelos

Uma pesquisa feita pela universidade de Montreal, entre 2006 e 2014, apontou que 80% do conteúdo dos nossos sonhos são ansiogênicos, ou seja, eles nos despertam sensações ruins durante a noite. Mas a diferença é que nós, adultos, conseguimos distinguir o que é o pesadelo e o que é realidade. Já as crianças, principalmente entre 3 e 4 anos, ainda não conseguem fazer essa separação e não sabem se aquele monstro é real ou só uma fantasia. 

O que os pais devem fazer após um pesadelo?

  • Primeiro, acalme seu filho;

  • Explique que o que aconteceu não é de verdade e não passou de um pesadelo;

  • Deixe sempre perto dela algum objeto que possa acalmá-la, como um ursinho, um cobertorzinho e etc.

O que é o Terror Noturno Infantil?

O terror noturno acontece por conta da imaturidade do sistema nervoso central. Mas os papais não precisam se preocupar, pois esses episódios são comuns durante a infância e conforme a criança vai crescendo, o terror noturno se torna cada vez mais raro. 

Quando ele acontece, dura em torno de 15 minutos e a criança normalmente fica de olhos abertos, assustada, chorando, gritando, com sinais de pânico, mas continua dormindo. Normalmente, ela não se lembra do que aconteceu.

Um fato curioso é que pais que são sonâmbulos ou falam dormindo têm a tendência de ter filhos que possam sofrer com terror noturno.

O que os pais devem fazer em noites de terror noturno?

  • Acalmar a criança através do toque, com um carinho e um abraço;

  • Fique com ela até ela se acalmar e relaxar;

  • Não é preciso acordar. Só espere até ela pegar no sono novamente; 

Outro hábito legal que os pais podem ter com os seus filhos antes deles dormirem, é contar uma história legal, fazer um “ritualzinho” toda noite, acender um abajur e sempre ter um ursinho de pelúcia para dormir junto e acalmá-los nessas noites assustadoras. Com certeza, ter um amiguinho inseparável vai tornar as noites mais leves e confortáveis. 

 

Se você conhece alguma mãe ou pai que precisa ler esse conteúdo, que tal compartilhar com ele? 

Em breve voltamos com mais um texto aqui no blog do Dr+

 

FONTE: Leiturinha

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?