Quando é considerado atraso na fala da criança?

Publicado em 14/01/25
Quando é considerado atraso na fala da criança?

O atraso na fala deve ser avaliado por um médico especialista, que conseguirá analisar a criança de forma individual, entendendo o seu histórico de desenvolvimento. Existem, porém, alguns marcos da linguagem que ajudam a identificar o que é considerado um atraso, ou não, na comunicação verbal na infância.

 

1. Primeiros Sons (0-6 meses)

- Esperado: Balbucio, vocalizações como "ah" e "goo", resposta a sons ao redor, sorrisos.

2. Balbuciar com Intenção (6-12 meses)

- Esperado: Sons mais variados como "ba", "da"; reconhecimento do próprio nome; compreensão do não (a partir dos 9 meses), tentativa de imitar sons, movimentação do olhar em direção aos sons, dentre outros.

3. Primeiras Palavras (12-18 meses)

- Esperado: Diz ao menos 1 palavra intencional, como "mamã" ou "papa"; aponta ou indica desejos, tentativas de repetir as palavras que ouvem...

4. Ampliação do Vocabulário (18-24 meses)

- Esperado: Um vocabulário mais variado, combinando as palavras em frases simples, como "quer água". Tentativa de reproduzir uma música, entre outras coisas.

5. Frases Complexas (2-3 anos)

- Esperado: Capacidade de formar frases completas, fazer perguntas simples e utilizar pronomes como esse, aquele. O significado de “eu” e “você” começa a fazer sentido. Aumento do vocabulário, maior fluência na fala, entre outras.

6. Comunicação Social (3-4 anos)

- Esperado: Uso correto de tempos verbais básicos, contar acontecimentos e interação em conversas mais longas e domínio da linguagem funcional.

 

Quando Buscar Ajuda?

Quando a criança apresenta sinais persistentes de atraso, em relação aos padrões esperados, é importante buscar orientação médica para garantir o diagnóstico precoce e tratamento adequado. Vale ressaltar que os marcos são padrões que ajudam a balizar o desenvolvimento, mas não definem de forma exata e isolada qualquer diagnóstico.

Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento da fala, agende uma consulta on-line com o neuropediatra do Dr+.

 

Leia também:

Será que meu filho é pequeno para idade dele?

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?