Dor no peito ao respirar é grave?

Sentir dor no peito ao respirar não é comum e pode, sim, ser um problema grave. Se você está sentindo este tipo de dor, é muito importante procurar ajuda médica para garantir um diagnóstico correto.
A dor no peito ao respirar pode indicar desde uma tensão muscular, até uma infecção grave no pulmão ou mesmo um tumor. Por isso a importância da avaliação médica para garantia de um tratamento adequado.
Até mesmo ansiedade ou stress podem interferir e causar dores ao respirar. Nestes casos, porém, a dor não costuma ser constante. Quando o incômodo acontece de forma intensa no momento da inspiração, pode ser sinal de uma infecção ou inflamação na pleura.
Algumas doenças graves que causam dores ao respirar:
- Pneumonia
- Embolia pulmonar
- Ataque cardíaco
- Presença de tumores
O que fazer?
É fundamental procurar ajuda médica independente do tipo de dor no peito. Se esta dor for leve e estiver associada a esforço físico, a situação pode ser considerada menos urgente. Agora, se a dor for intensa e estiver associada a outros fatores, como dificuldade para respirar, suor excessivo, tontura e outros, busque um atendimento emergencial.
Leia também: