Qual a diferença entre tumor maligno e benigno?

Publicado em 05/12/24
Qual a diferença entre tumor maligno e benigno?

A principal diferença entre um tumor maligno e um tumor benigno está no comportamento das células e na forma como o tumor se desenvolve. O tumor maligno tem crescimento rápido, apresenta risco de invasão e disseminação para outras partes do corpo (metástase). Já o tumor benigno tende a crescer de forma lenta e não espalha para outros órgãos.

É importante ressaltar que o tumor benigno não é um tipo de câncer. E, geralmente, não representa risco à vida. As células que o compõem se assemelham às células normais do tecido de origem e, embora não seja canceroso, pode causar problemas dependendo de sua localização.

Já no tumor maligno, as células poder ter aparência anormal e serem muito distintas das células do tecido de origem. Ele apresenta risco significativo à saúde, sendo o diagnóstico precoce um dos principais fatores de sucesso do tratamento.

Na maioria dos casos, o tumor benigno pode ser completamente removido por meio de cirurgia e esta remoção é curativa. Após este processo, a probabilidade de recorrência é baixa, mas pode ocorrer dependendo de fatores como tipo do tumor ou a dificuldades de acessá-lo completamente.

Leia também:

Câncer de intestino: importância do histórico familiar

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?