Depressão: quando buscar ajuda?
Eu sou a Dra. Maristela Spanghero, médica psiquiatra da Dr +, e vou falar um pouco mais sobre depressão. Quais são os sintomas que fazem a gente desconfiar que está num estado depressivo e que a gente precisa buscar ajuda?
Depressão não é só um período de tristeza comum. É quando a gente tem, por pelo menos duas semanas, na maior parte dos dias, um humor depressivo, uma tristeza muitas vezes sem explicação.
Quando há uma falta de prazer nas coisas que a gente gostava de fazer antes, falta de energia, cansaço, muito sono ou pouco sono, muita fome ou perda da fome, quando há perda de concentração, de memória, quando a gente não consegue prestar atenção nas coisas, nem tomar decisões simples.
A depressão pode causar muitas dores, desconforto, pode provocar ideias de que a gente não tem valor, de que a vida não tem sentido. A gente não vê esperança, sente culpa por coisas do passado. Há até mesmo a sensação de castigo por possíveis erros do passado.
Enfim, são pensamentos e sensações muito ruins e que fazem com que a gente não consiga trabalhar, se envolver com a família da mesma maneira, ter projetos pro futuro, entre outras coisas.
Se você se identifica, se isso está acontecendo com você por pelo menos duas semanas, pode ser um episódio de depressão e você precisa procurar ajuda médica para esclarecer.
(Dra. Maristela Spanghero - médica psiquiatra)
Leia também:
Saiba como identificar se uma pessoa está tendo um AVC
Uso excessivo das redes sociais pode ser gatilho para depressão