Entenda o que é a atresia de vias biliares!
A atresia de vias biliares (AVB) é uma doença que ocorre em recém-nascidos, que requer um diagnóstico precoce e imediato, preferivelmente antes de 6-8 semanas de idade. É a causa mais comum de transplante hepático em crianças.
Crianças acometidas por atresia de vias biliares sofrem com uma inflamação dos ductos responsáveis pela movimentação da bile, o que gera uma obstrução progressiva desses canais. Por causa dessa retenção da bile, o organismo sofre danos hepáticos, que podem evoluir para cirrose e até mesmo levar à morte.
Quais são as causas e sintomas da atresia de vias biliares?
Ainda não se tem certeza sobre o que causa a atresia de vias biliares, entretanto alguns organismos causadores de infecção e defeitos genéticos podem estar envolvidos. Dados indicam que cerca de 15% a 25% dos bebês acometidos pela AVB têm outros defeitos congênitos, incluindo poliesplenia/asplenia, atresia intestinal, situs inversus e anomalias cardíacas ou anomalias renais.
Entre os principais sintomas relacionados ao distúrbio, destacam-se:
-
Urina escura;
-
Fezes claras;
-
Icterícia (pele e olhos amarelados);
-
Crescimento e endurecimento do fígado.
Além desses sintomas iniciais, após algum tempo (cerca de 2 ou 3 meses de idade), o bebê pode apresentar crescimento insuficiente, coceira, irritabilidade, grandes veias visíveis no abdômen e aumento do tamanho do baço.
Uma vez que os sintomas são percebidos, é necessário realizar uma série de exames para confirmar o diagnóstico. O pediatra responsável pelo caso pode solicitar, inicialmente, a dosagem das bilirrubinas (direta e indireta). Outros exames de sangue, bem como de urina, ultrassonografia do fígado e vias biliares e biópsia hepática também podem completar a lista.
Bile
A bile, bílis ou suco biliar, é um líquido produzido pelo fígado que possui uma consistência líquida e viscosa, sabor amargo e coloração amarelo-esverdeada. Possui diversas funções, mas as principais são a digestão e absorção de gorduras e vitaminas, graças à presença dos ácidos biliares, e a excreção de produtos na corrente sanguínea como a bilirrubina.
O fígado produz cerca de 500 a 600 mL de bile diariamente. Quando não há uma excreção adequada da substância, ocorre o acúmulo de bilirrubina no sangue e a presença de icterícia.
Para entender melhor as características da atresia de vias biliares e qual a forma mais adequada de tratá-la, a orientação de um pediatra é indispensável! E vale lembrar que você pode contar com assistência pediátrica de qualidade e com a agilidade que apenas o atendimento online pode oferecer através da nossa plataforma. Confira nossos planos e acesse nosso aplicativo para saber mais!
Para mais informações voltadas ao universo da saúde infantil e telemedicina, continue de olho em nosso blog. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram e de se inscrever em nosso canal no YouTube, pois sempre os mantemos atualizados com conteúdos como este.