Saiba como identificar se uma pessoa está tendo um AVC

Aprender a reconhecer os sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é extremamente importante. Trata-se da interrupção do fluxo sanguíneo no cérebro. No último ano, mais de 111 mil pessoas morreram em decorrência de AVC no Brasil. Existem ainda milhares de registros de pessoas com sequelas após a intercorrência.
Para evitar consequências graves, e necessário garantir atendimento rápido. Por isso, o Ministério da Saúde preconiza um método de identificação apelidado de “SAMU”: Sorriso, Abraço, Música e Urgência.
- Sorriso: Peça à pessoa para sorrir. Se um dos lados do rosto estiver caído, pode ser um sinal de AVC;
- Abraço: Solicite que ela levante os braços. Se um dos braços não responder corretamente, pode ser sinal fraqueza muscular;
- Mensagem: Peça à pessoa para repetir uma frase simples ou responder questões básicas (como o nome da sua mãe, que dia é hoje). Se houver dificuldade na fala ou ela expressar algum tipo de confusão mental, pode ser que esteja em um Acidente Vascular Cerebral;
- Urgência: Ao reconhecer um ou mais desses sinais, é fundamental buscar ajuda médica com urgência, pois quanto antes o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de recuperação.
Existem ainda outros sintomas que podem ser observados, como alteração na fala, dificuldade de compreensão, falta de coordenação motora e dor de cabeça súbita e intensa.
O que provoca o AVC?
A interrupção da passagem de sangue para o cérebro, também conhecida como derrame, pode ocorrer de duas formas:
AVC hemorrágico: quando há o rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Estes casos representam 15% dos total, mas são os principais responsáveis pelas mortes.
AVC Isquêmico: quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que acabam morrendo. Estes casos são mais comuns e podem ocorrer por um tipo de trombose ou por uma embolia.
O AVC é mais comum entre homens e alguns fatores de risco aumentam a probabilidade, como hipertensão, diabetes tipo 2, sobrepeso, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo, histórico familiar, entre outros.
Como prevenir um AVC?
Os hábitos saudáveis são essenciais para prevenção de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). É recomendável evitar o consumo de álcool, tabaco, manter um peso saudável, praticar atividades físicas, monitorar índices como glicose e pressão arterial, dentre outros.
Leia também: