Por que ficamos irritadas ou sensíveis no período pré-menstrual?

Publicado em 19/09/24
Por que ficamos irritadas ou sensíveis no período pré-menstrual?

Segundo Ministério da Saúde, 80% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva afirmam ser afetadas por algum sintoma no período pré-menstrual. Eles variam entre cada pessoa, mas os principais relatos são: irritabilidade, ansiedade, sensibilidade emocional, alterações de humor e de apetite, sonolência, cansaço e dificuldade de concentração.

Esse fenômeno é causado, em grande parte, pelas flutuações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual. Durante essa fase, os níveis de estrogênio e progesterona variam significativamente, o que pode influenciar os neurotransmissores do cérebro, especialmente a serotonina, um regulador de humor.

Além das mudanças hormonais, o estresse acumulado e outros fatores externos também podem contribuir para irritabilidade. Cada mulher responde de maneira única a essas alterações no corpo, o que significa que, enquanto algumas podem sentir apenas um leve desconforto, outras podem sofrer com sintomas mais intensos. Fatores como alimentação, sono e prática de atividades físicas influenciam na intensidade desses sintomas.

Entender que essas alterações são parte natural do ciclo pode ajudar a lidar melhor com essas alterações. Estratégias como manter uma rotina saudável, com exercícios regulares, boa alimentação e descanso adequado, podem minimizar os impactos da conhecida TPM. Além disso, em casos mais severos, é fundamental consultar um médico ginecologista para avaliar opções de tratamento, como suplementação ou uso de anticoncepcionais.

Leia também:

Quando a ansiedade é patológica?

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?