Saúde mental no ambiente de trabalho: o que todo gestor deveria saber

Publicado em 11/09/24
Saúde mental no ambiente de trabalho: o que todo gestor deveria saber

Com avanço no número de casos de pessoas diagnosticadas com burnout, a saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço nas políticas empresariais. Profissões desgastantes, com jornadas exaustivas de trabalho ou pressão por resultados, estão perdendo profissionais e ficando deficitárias. 

Essa tendencia fez surgir e ganhar força a política ESG, que envolve integração de práticas relacionadas ao Meio Ambiente, ao Social e à Governança. A abordagem ESG tem absorvido inúmeras ações preventivas de cuidados com a saúde mental. E listamos aqui, algumas que podem auxiliar no dia a dia de trabalho:

- Promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional: buscar flexibilidade de horários para possibilitar conciliação de necessidades nas duas esferas. 

- Criação de um ambiente de trabalho positivo: fomentar ambiente inclusivo, respeitoso e colaborativo para reduzir o estresse e a ansiedade. 

- Assistência psicológica e aconselhamentos: garantir ao colaborador recursos de apoio como suporte com psicólogos e aconselhamentos. Isso pode ser uma ferramenta valiosa na estabilidade da equipe. 

- Promoção de pausas: incentivar pausas durante o expediente para reduzir o estresse e melhorar a produtividade. Isso pode incluir intervalos para descanso, exercícios rápidos ou até mesmo meditação. 

- Treinamento regular para gestores: capacitar líderes e gestores para reconhecer sinais de estresse e problemas de saúde mental e fornecer o apoio adequado. 

- Incentivo ao desenvolvimento pessoal: oferecer oportunidades para que os funcionários desenvolvam habilidades, façam cursos de aperfeiçoamentos, entre outros, pode contribuir para um sentimento de realização e bem-estar. 

- Comunicação aberta e constante: estimular uma cultura de comunicação aberta e transparente pode ajudar os funcionários a se sentirem mais confortáveis ao compartilhar preocupações e buscar ajuda quando necessário. 

- Políticas de Saúde Mental: Desenvolver e divulgar políticas claras de saúde mental e bem-estar pode ajudar a criar um ambiente onde os funcionários sintam-se apoiados e compreendidos. 

- Promoção de atividades de bem-estar: organizar eventos e atividades que promovam o bem-estar como sessões de mindfulness, yoga ou grupos de apoio

- Feedback e reconhecimento: oferecer devolutivas construtivas e reconhecer os esforços e conquistas dos funcionários pode aumentar a autoestima e reduzir o estresse. 

Para mais informações sobre promoção de saúde mental no ambiente de trabalho, ou necessidade de ajuda profissional, agende uma consulta on-line com a psicóloga do Dr+.

Leia também:

Informações importantes sobre Mpox 

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?