Informações importantes sobre MPox

Publicado em 05/09/24
Informações importantes sobre MPox

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) para Mpox. E eu, Dr. Daniela Rosa, médica infectologista do Dr+, vou esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

 

A Mpox, antigamente conhecida como varíola dos macacos, circulava em surtos na África há muitos anos. Em 2022 começou a aparecer casos fora do continente africano, gerando um alerta às autoridades.

 

Alguns foram e continuam sendo registrados no Brasil. O que levou ao ESPII, no entanto, foi a circulação de um novo clado na África, que seria uma variante diferente, provocando casos mais graves da doença. Algumas notificações deste novo clado foram feitas fora do continente africano, mas nenhum deles no Brasil.

 

O alerta da OMS vem para motivar a produção e distribuição de vacinas, que é a principal forma de prevenção da Mpox.

 

Os principais sintomas da Mpox são: febre, mal-estar, gânglios pelo corpo e o surgimento de lesões características, que são lesões bolhosas, com conteúdo purolento e um halo hiperemiado em volta.

 

Diante de qualquer sintoma sugestivo é necessário procurar atendimento médico para tratamento sintomático e de suporte, já que nós não temos antivirais de larga escala para utilizar contra esta doença.

 

O paciente precisa ficar em isolamento já que o contato direto com as lesões e com as secreções é a principal forma de transmissão. Existe também transmissão por gotículas, então recomenda-se o uso de máscara cirúrgica comum, tanto para o paciente, quanto para o profissional que estiver realizando o atendimento.

 

Não há motivos para pânico, mas para atenção de todos.

 

Leia também:

Riscos do tempo seco para saúde

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?