Riscos do tempo seco para saúde
O Brasil registra nesta época do ano clima de deserto. Em algumas regiões do país, a umidade relativa do ar fica abaixo de 12%. As regiões ao noroeste de São Paulo, extremo leste de Minas Gerais, sul do Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul, são exemplos críticos, com alertas de riscos à saúde pela condição climática.
Diante dos comunicados emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Dr+ enumerou riscos e cuidados necessários neste período.
Entre os principais problemas à saúde causados pelo tempo seco, estão:
- Problemas Respiratórios: O ar seco pode irritar as vias respiratórias, agravando condições como asma, bronquite e rinite alérgica. O clima também dificulta o filtro de partículas e poluentes, que podem penetrar mais facilmente nos pulmões provocando infecções.
- Desidratação: Em períodos secos, o corpo perde mais água o que pode levar à desidratação. Alguns sinais desta desidratação são boca seca, sede excessiva, fadiga e tontura.
- Pele Seca e Fissuras: A pele tende a ficar mais seca e áspera em períodos de baixa umidade, podendo causar rachaduras, coceiras e até dermatites.
- Irritação dos Olhos: O tempo seco pode ressecar também os olhos, causando irritação, vermelhidão e até infecções oculares, como conjuntivite.
Cuidados necessários em períodos de seca:
- Reforce a Hidratação: consuma bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado. Evite bebidas alcóolicas e com cafeína, que contribuem para desidratação.
- Umidifique o Ambiente: Use umidificadores de ar, recipientes com água ou toalhas molhadas para ajudar a aumentar a umidade.
- Cuidados com a Pele: Aplique hidratantes na pele e nos lábios várias vezes ao dia para evitar ressecamento e rachaduras.
- Evite Exposição ao Sol: Evite atividades físicas e exposição ao sol entre 10h e 16h.
- Alimentação Equilibrada: Inclua na dieta alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.
- Lavagem Nasal: Lave o nariz com soro fisiológico para manter as vias respiratórias úmidas e para prevenir infecções nasais.
- Crianças e Idosos: Reforce o cuidado com crianças e idosos, que são mais vulneráveis ao tempo seco. Certifique-se de que eles estejam bem hidratados e protegidos.
- Qualidade do Ar: Em caso com intensidade de poluentes, queimadas, mantenha janelas fechadas e evite exposição excessiva.
Em caso de mal-estar, dificuldades respiratórias ou cansaço excessivo, procure um médico.
Leia também:
10 filmes sobre inteligência emocional para autodesenvolvimento