Quando procurar um Clínico Geral?

Publicado em 05/08/24
Quando procurar um Clínico Geral?

Existe uma tendência do paciente em agendar consultas com determinados médicos especialistas, mesmo sem a certeza do que se trata o problema. Sentiu uma dor de cabeça insistente, por exemplo, agenda com neurologista; sentiu uma dor de estômago, com gastroenterologista. E será que este é realmente o melhor caminho?

As especialidades médicas são fundamentais para o tratamento adequado, não há dúvidas disso. Para garantir um diagnóstico mais assertivo, no entanto, o médico clínico geral pode ser a melhor escolha. A residência em clínica geral prepara o profissional para análise de praticamente todos os problemas não cirúrgicos de pacientes adultos, excluindo obstetrícia e ginecologia.

Isso quer dizer que ele está capacitado para analisar todo o histórico do paciente, com olhar amplo para o organismo, e tratar as doenças que não exigem intervenções cirúrgicas. As demandas mais comuns apresentadas em consultório são hipertensão, desregulação nos níveis de colesterol, micoses de pele, alergias, infecções intestinais, anemias, dentre outras.

O clínico geral também é uma ótima escolha para acompanhamentos rotineiros e check-ups. Sendo assim, se precisa realizar exames preventivos ou identificar algum problema que tem te incomodado, agende uma consulta com médico clínico geral e garanta um diagnóstico e tratamento adequados.

Leia também:

Dicas de filmes/séries para entender melhor a depressão

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?