Dicas de filmes/séries para entender melhor a depressão

Publicado em 23/07/24
Dicas de filmes/séries para entender melhor a depressão

O Brasil tem hoje 11 milhões de pessoas com diagnóstico de depressão, o equivalente a 5,8% da população. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS), e a estimativa é que este índice chegue a 15,5% nos próximos anos. Um dos motivos para o aumento da incidência da doença é o estigma social que ainda existe no país em relação aos transtornos mentais.

Para combater o preconceito, a informação sempre será o melhor remédio. Mitos como “depressão é falta de vontade de mudar”, “depressão é sinal de fraqueza”, “depressão desaparece sozinha”, “não é possível ter depressão sem algum acontecimento trágico”, dentre outros, devem ser contestados para que o tratamento da doença seja mais acessível.

Pensando na abordagem do tema, o Dr+ separou dicas de filmes e séries que falam sobre o assunto. Confira:

1) O MÍNIMO PARA VIVER

Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

2) DIVERTIDA MENTE

Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.

3) FAMÍLIA SOPRANO

Nesta produção vencedora de 21 prêmios Emmy e 5 Globos de Ouro, Tony Soprano tenta equilibrar os problemas de sua família desajustada com outra "família" bem diferente - a máfia de Nova Jérsei. Ele recorre a uma terapeuta para lidar com seus problemas profissionais e pessoais, que lhe causam ataques de pânico. O "chefão" da organização criminosa lida com batalhas pelo poder, relacionamentos amorosos, violência, a constante ameaça de ser exposto e traído, e com todas as pessoas que estão sendo alvo de suas atividades.

4) PLEASE LIKE ME

Enquanto lida com a tentativa de suicídio da mãe e com problemas amorosos, Josh assume que é gay e tenta encontrar seu lugar no mundo.

5) HOUSE

No fictício Hospital-Escola Plainsboro de Princeton, no estado de Nova Jersey, o gênio afiado Dr. Gregory House ataca mistérios de saúde como o faria um Sherlock Holmes médico. Tudo isso enquanto se engaja em jogos mentais com os colegas, como o melhor amigo, o oncologista James Wilson. House, um amargurado especialista em doenças infecciosas, desvenda mistérios médicos com a ajuda de uma equipe de jovens profissionais. Instinto perfeito e raciocínio não-convencional trazem grande respeito a House, apesar de sua honestidade brutal e tendências antissociais.

6) UMA DOSE DIÁRIA DE SOL

Traduzido do inglês-Daily Dose of Sunshine é uma série de televisão sul-coreana dirigida por Lee Jae-kyoo e estrelada por Park Bo-young, Yeon Woo-jin, Jang Dong-yoon e Lee Jung-eun. É baseado no webtoon Kakao de mesmo título coreano, de Lee Ra-ha, uma ex-enfermeira, que destaca as experiências da vida real do autor.

7) AFTER LIFE

Após a morte da esposa, Tony se transforma em um cara insuportável e espanta quem tenta lhe ajudar.

8) TUDO BEM NÃO SER NORMAL

Um caminho para a cura e superação emocional se abre para uma autora de livros infantis anti-social e um cuidador que se conhecem por acaso.

Leia também:

Gravidez psicológica existe?

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?