Tosse que não passa: quando me preocupar?

Publicado em 04/07/24
Tosse que não passa: quando me preocupar?

A tosse é um reflexo natural, geralmente benéfico, que ajuda o corpo a limpar as vias respiratórias de secreções ou partículas estranhas. É um mecanismo de defesa necessário para respiração e para prevenir infecções. Ela pode ser seca, produtiva ou crônica. Vamos entender sobre cada uma delas:

- Tosse produtiva: produz muco ou catarro, sendo comum em infecções respiratórias como bronquite, pneumonia, resfriados ou gripe comum. Nestes casos, o catarro se movimenta e é eliminado, facilitando no processo de cura da infecção.

- Tosse seca: não produz muco, pode ser causada por irritações na garganta, alergia ou infecções virais. É preciso avaliar se a tosse é realmente seca ou se, por desidratação ou tratamento incorreto, o catarro não está fluindo normalmente. Por isso é sempre recomendado garantir a hidratação.

- Tosse crônica: Persiste por mais de oito semanas em adultos e quatro semanas em crianças, podendo ser causada por asma, bronquite crônica, refluxo gastroesofágico, dentre outras patologias.

Nas crises de asma, por exemplo, os brônquios começam a se comprimir, provocando a sensação de que existe algo estranho que deve ser expelido. A musculatura ao redor se contrai e inicia um processo de tosse seca, mesmo sem a manifestação de outros sintomas da doença.

É importante ressaltar que a tosse crônica não é natural, nem mesmo para fumantes. É fundamental procurar atendimento médico para uma avaliação precisa do quadro quando há persistência.

Xaropes para tosse funcionam?

Profissionais da saúde recomendam muita cautela com o uso de xaropes. Mesmo com venda livre nas farmácias, não se deve utilizar o medicamento sem prescrição médica, pois a tosse é um sintoma de outro problema, que deve ser diagnosticado e tratado corretamente.

A recomendação livre e com eficácia comprovada é de hidratação. A água é um excelente remédio para tosse.

Casos de asmas ou bonquiolites podem exigir xaropes broncodilatadores. Estes, porém, precisam de prescrição médica.

Em caso de dúvida sobre a tosse persistente, agende uma consulta com nosso clínico geral ou médico infectologista.

Leia também:

Você conhece os quatro tipos de temperamentos? Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?