Você conhece os quatro tipos de temperamentos (sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático)?
O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para o sucesso pessoal em todas as áreas da vida, desde relacionamentos amorosos até profissionais. E pensando em facilitar este processo, os gregos, já no século XIX, iniciaram a categorização dos temperamentos com suas respectivas características.
Dentro desta estratégia de identificação, existem quatro temperamentos clássicos definidos pelas características dominantes de cada pessoa: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático. Ao longo da vida, podem ser moldados e até alterados.
A identificação torna-se importante para entender pontos fortes que podem ser estimulados, e fraquezas que devem ser trabalhadas. O enquadramento por características dominantes não exclui que outras também façam parte da personalidade, mas em menor intensidade.
Veja quais são as características principais de cada temperamento:
1) Sanguíneo: são pessoas extrovertidas, sociáveis, otimistas, cheias de entusiasmo. Costumam ser espontâneas, mas também são impulsivas e têm dificuldade em manter atenção. Perdem o foco com facilidade e se adaptam bem às mudanças. Comunicam bem, são persuasivas.
2) Colérico: cheios de energia, não medem esforços para alcançar o que querem. São líderes natos, assertivos, decididos e ambiciosos. O temperamento também costuma ser extrovertido, mas têm dificuldade com a raiva. Têm “pavio curto”, e podem potencializar a cólera perdendo o controle. Quando têm uma boa motivação, são perseguidores da justiça. Tomam decisões rápidas e costumam ser eficientes.
3) Melancólico: são introvertidos, mais solitários, pensativos e sensíveis. Costumam ser perfeccionistas, e são mais propensos à preocupações e até mesmo tristezas. São leais, não possuem muitos amigos, mas valorizam os que têm. Atividade em grupo ajudam a desenvolver os pontos de dificuldade das pessoas com este temperamento, como esporte, por exemplo.
4) Fleumático: as pessoas com temperamento fleumático são ponderadas, pacientes, estáveis e equilibradas. Costumam ser um pouco introvertidas, pelo menos nos primeiros contatos. São moderados, escutam todos os lados com calma e evitam ao máximo conflitos. Costumam demorar para tomar decisões pelo excesso de análise e calma.
Leia também: