Gravidez psicológica existe?
Gravidez psicológica, nome popular atribuído ao estado de pseudociese, é uma condição real que atinge, geralmente, mulheres psicologicamente fragilizadas. Não se trata de uma tentativa de manipulação ou mentira, a mulher com gravidez psicológica sente todos os sintomas de uma gestação real, tem alterações no ciclo menstrual e passa por mudanças no corpo, como crescimento da barriga e das mamas.
O caso também não deve ser confundido com delírio, pois a manifestação dos sintomas é física e real. Cerca de 40% das mulheres com gravidez psicológicas afirmam sentir até mesmo o bebê se mexendo na barriga.
Não existem conclusões científicas sobre as causas da pseudociese, mas estudos demonstram que a grande maioria dos casos ocorre em mulheres com desejo intenso de engravidar, que passaram por perdas gestacionais, que sofreram algum tipo de abuso sexual ou outros traumas.
O diagnóstico é feito por exames, de sangue e imagem, e o tratamento é psicológico. A mulher precisa ser convencida de que não está grávida e os fatores emocionais como um todo devem ser considerados. A condição afeta geralmente mulheres entre 30 e 40 anos, mas já foram verificados casos em crianças e idosas.
Leia também: