Riscos do uso de anabolizantes que você precisa conhecer
O uso de anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar a competitividade esportiva é proibido. Isso porque os efeitos colaterais podem ser graves. Listamos alguns dos ricos aumentados pelo uso de anabolizantes que você precisa conhecer.
Antes de partir para os efeitos, no entanto, é importante lembrar que os esteroides androgênicos (conhecidos popularmente como anabolizantes) são produtos derivados da testosterona, que é o hormônio responsável por muitas características que diferem homem e mulher. Eles agem no crescimento celular e em tecidos, como ósseo e muscular.
O uso de anabolizantes provoca efeitos colaterais em homens e mulheres e falaremos sobre alguns deles abaixo.
1) Os sintomas mais comuns do uso de esteroides, tanto em homens quanto em mulheres, são: aumento de acnes, queda do cabelo, problemas no fígado, agressividade, alucinações, formação de coágulos de sangue, retenção de líquido, aumento da pressão arterial, alteração na voz.
2) Em mulheres, é verificado também aumento do tamanho do clitóris, irregularidade no ciclo menstrual, redução dos seios, aumento do apetite, engrossamento da voz, além do surgimento de pelos além do normal.
3) Nos homens alguns podem acontecer a redução dos testículos, infertilidade, calvície, aparecimento de mamas, dentre outros.
4) Se tomado em fase de desenvolvimento, por adolescentes, por exemplo, os efeitos são ainda mais graves, envolvendo o comprometimento do crescimento, desenvolvimento sexual precoce, aumento de pelos, problemas psiquiátricos (depressão, ansiedade, agressividade, pensamentos suicidas...), lesões no fígado, dependência química e etc.
5) O uso de esteroides de forma irregular aumentam ainda o risco de infecções ou doenças por substâncias inadequadas.
6) Para todas as pessoas que fazem uso de anabolizantes existem riscos cardiovasculares, de infertilidade, queda na libido, aumento do colesterol, danos no fígado, entre outros.
7) Alguns efeitos colaterais podem ser irreversíveis e até fatais. É importante buscar ajuda médica para o uso de esteroides.
Leia também:
Posso tirar o carboidrato da dieta?