Impotência sexual: quando devo me preocupar?

Publicado em 23/05/24
Impotência sexual: quando devo me preocupar?

Cerca de 25 milhões de homens brasileiros, acima de 18 anos, sofrem com algum tipo de impotência sexual ou disfunção erétil. Quando se fala em homens acima de 40 anos de idade, 50% do total convivem com o problema. O assunto, no entanto, segue como um tabu, o que dificulta as possibilidades de tratamento.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) define impotência sexual como a incapacidade de obter uma ereção suficiente e adequada para manter uma relação sexual satisfatória para ambos os parceiros. Inúmeros fatores podem contribuir para o problema e o principal deles, responsável por 70% dos casos, é emocional.

Existem ainda interferências por uso de determinados medicamentos, por doenças metabólicas, cardiovasculares, neurológicas, obesidade, uso excessivo de cigarro ou álcool, dentre outras coisas. Mas a grande maioria é por questões psicológicas como ansiedade e depressão.

Quais os sinais da impotência sexual?

- Ejaculação precoce;

- Perda da ereção com mudanças de posição;

- Redução ou ausência de ereções espontâneas;

- Dificuldade para manter a ereção;

- Redução do desejo sexual;

- Ansiedade relacionada ao desempenho sexual.

Tratamento para impotência sexual

A disfunção erétil é um problema tratável. Para uma condução adequada do caso, é necessário passar por consulta com médico urologista, que fará avaliação do histórico do paciente antes de qualquer prescrição. Existem tratamentos medicamentosos, psicológicos e até mesmo cirúrgicos.

Para esclarecer mais dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta on-line com nosso médico urologista.

Leia também:

Suplementação de vitaminas por contra própria pode fazer mal?

Qual especialidade você procurou e não encontrou no Dr +?