Suplementação de vitaminas por conta própria pode fazer mal?
A suplementação de vitaminas é um recurso importante para algumas pessoas. Mas não é uma regra, e o uso de vitaminas por conta própria pode ser prejudicial à saúde. É preciso ressaltar que a prática da automedicação é sempre arriscada, mesmo com substâncias simples como vitamina C efervescente. Para garantir uma suplementação adequada, é importante receber orientações médicas.
Quais os riscos do excesso de vitaminas?
O consumo excessivo de vitaminas pode causar intoxicação e até doenças graves, como cálculo renal e cirrose hepática. Existe ainda uma grande chance de o medicamento não ser absorvido pelo organismo, se não for utilizado de forma correta. As vitaminas hidrossolúveis, como C e as do complexo B, por exemplo, são rapidamente eliminadas pelo próprio corpo e podem ser expulsas pela urina sem fazer qualquer efeito positivo para quem consumiu.
Quem precisa suplementar?
Somente exames laboratoriais poderão confirmar a necessidade e o tipo de vitamina em falta. Pessoas imunodeprimidas; com algumas doenças crônicas como diabetes, osteoporese ou osteopenia; pacientes que foram submetidos a cirurgia bariátrica; são algumas das que costumam exigir suplementação. A indicação deve ser avaliada pelo médico após análises do histórico do paciente e dos exames.
Alimentação compensa vitaminas?
A melhor maneira de garantir quantidade adequada de vitaminas no corpo é por uma alimentação balanceada. No caso da vitamina C, por exemplo, 100 ml de suco de laranja garante a ingestão necessária da vitamina por dia. Além disso, a prática de atividades físicas e exposição moderada ao sol (até às 10h da manhã e depois das 16h da tarde) também garantem o equilíbrio de vitaminas importantes para o organismo.
Vitamina C combate resfriados?
O uso de vitaminas não é indicado para combate a nenhum tipo de virose ou mesmo resfriado. Seu consumo é importante para garantir a manutenção das funções biológicas do organismo, mas a cura de doenças virais, em casos não graves, é feita pelo próprio sistema imunológico.
Leia também: