Posso tirar o carboidrato da dieta?

Quando o assunto é emagrecimento o carboidrato acaba ganhando forte fama de vilão. São inúmeras as dietas “low carb”, recomendando restrição radical do nutriente. Será que ele é tão maléfico assim? Antes de decidir sobre o consumo, ou não, é muito importante entender qual a função do carboidrato para o organismo.
De forma resumida: o carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo, auxiliando no desenvolvimento de funções metabólicas e estruturais. A ingestão adequada vai evitar a quebra de proteínas para gerar a energia necessária para as células.
Os carboidratos são divididos em dois grupos: simples ou complexos.
Os carboidratos simples são àqueles de digestão rápida, que garantem energia imediata, mas provocam picos de glicemia e insulina, facilitando o acúmulo de gorduras. Nesta categoria estão: arroz branco, farinhas brancas, macarrão, pão francês, doces, biscoitos, pipocas, leites e derivados, além de produtos com excesso de açúcar (refrigerantes, chocolates...).
Exigem consumo moderado.
Os carboidratos complexos possuem absorção lenta, fornecendo energia de forma gradativa e evitando os picos de glicemia e insulina. Também são calóricos, mas auxiliam na redução da sensação de fome durante o dia. Entre os carboidratos complexos estão: arroz integral, macarrão integral, pães integrais, batata doce, vegetais, grão de bico, aveia, milho verde e linhaça.
Os alimentos deste grupo não devem ser consumidos de forma indiscriminada.
Existe ainda um grupo de nutrientes a base de carboidratos com grande importância no processo digestivo: as fibras. Apesar de ser um carboidrato complexo, vale um tópico à parte pela sua participação na absorção de nutrientes e na expulsão de toxinas, auxiliando no controle fisiológico.
As fibras são encontradas em todos os alimentos à base de plantas e também são divididas em dois grupos: solúveis e insolúveis.
As fibras solúveis absorvem água e formam uma massa capaz de envolver partículas de gorduras e de açúcar para eliminar junto com as fezes.
As fibras insolúveis já estão mais presentes em cascas de cereais e folhas diversas (alface, rúcula, couve...). São elas as responsáveis pelo auxílio na limpeza de toxinas do organismo.
A falta do consumo de carboidrato pode provocar inúmeras reações no organismo. As principais delas são: irritabilidade, fraqueza, redução do metabolismo, fraqueza e mal hálito.
O consumo de carboidratos, por si só, não é o causador do ganho de peso. Seu consumo é importante, mas deve ser feito de forma balanceada. Se você tem encontrado dificuldade para perda de peso, agende uma consulta on-line com nosso médico endocrinologista e faça uma avaliação.
Leia também: