Nove perguntas e respostas sobre a dengue
O Brasil já registrou, somente em 2024, cerca de 3 milhões de casos de dengue. O número de mortes pela doença chega a 1.116. A expectativa é que esse índice diminua com o fim do período chuvoso, mas a incidência ainda é grande. Para esclarecer dúvidas frequentes sobre o assunto, listamos perguntas e respostas importantes abaixo:
1. Quais remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue?
É importante evitar o uso de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (aspirina), ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não esteroides, pois podem aumentar o risco de sangramento devido à diminuição da coagulação sanguínea. Em vez disso, é recomendável tomar paracetamol para aliviar a febre e as dores, mas sempre sob orientação médica. A hidratação adequada e o repouso também são fundamentais.
2. Como diferenciar o pernilongo comum do mosquito da dengue?
O Aedes aegypti tem listras brancas distintas em suas pernas e corpo, enquanto os mosquitos comuns geralmente não têm essa característica. O pernilongo comum costuma ser mais barulhento e voar mais devagar, já o mosquito da dengue é mais silencioso e ágil.
3. É verdade que o mosquito da dengue só pica durante o dia?
Apesar de o mosquito da dengue ter hábitos mais diurnos, com maior incidência de picados no período da manhã, eles também podem picar no período noturno.
4. Só quem transmite a doença é a fêmea?
Sim. O vírus da dengue é transmitido somente pela picada do mosquito fêmea.
5. Quanto tempo leva para surgir os primeiros sintomas?
A dengue pode ser também assintomática ou apresentar quadros leves, passando despercebida. Mas os sintomas podem aparecer num intervalo de três a 15 dias após a contaminação, com maior incidência entre o quinto e sexto dia.
6. Posso ter dengue mais de uma vez?
Como existem vários sorotipos da doença, uma pessoa pode se contaminar até quatro vezes ao longo da vida. Cada contaminação proporciona imunidade vitalícia para o tipo específico.
7. Na segunda contaminação, a doença pode ser mais grave?
Sim, quando a pessoa é contaminada pela segunda vez a chance de desenvolver uma forma mais grave da doença é maior.
8. Como prevenir a dengue?
Existem várias formas de prevenção eficiente, dentre elas: vacina, repelente, proteção física (blusas de manga e calças compridas em locais com maior risco). Além, claro, do cuidado fundamental com a própria casa e arredores, evitando qualquer tipo de possibilidade de água parada.
9. Quanto de água devo tomar em caso de dengue?
O volume definido pelo Ministério da Saúde para essa hidratação é de 60 mililitros (ml) de líquido por quilo (kg). Assim, uma pessoa com 60 kg deverá ingerir em torno de 3,6 litros por dia.
Para esclarecimento de outras dúvidas ou orientações, agende uma consulta on-line com médico infectologista do Dr Mais.
Leia também:
Como ter uma noite de sono de qualidade?
Quatro motivos para reduzir o tempo de tela do seu filho ou filha