Pedra nos rins: como prevenir
Quem já sentiu a dor ou assistiu de perto alguém sofrendo com pedra nos rins, sabe da importância de adotar hábitos que ajudam na prevenção da doença. Pedra nos rins, ou cálculo renal, trata-se de um acúmulo localizado de sais minerais, cristais de cálcio, oxalato de cálcio ou ácido úrico, formando estruturas sólidas que podem migrar por qualquer parte do trato urinário. A situação provoca dor intensa no paciente, acompanhada de náuseas e vômitos.
O diagnóstico é feito por exames de imagens e o tratamento varia conforme o caso, podendo incluir medicamentos até intervenções cirúrgicas. Separamos abaixo cinco hábitos ajudam a prevenir este problema e que contribuem também para uma rotina mais saudável de forma geral.
1 – Beba muita água
A urina concentrada aumenta o risco de formações de cristais. Por isso a importância de ter uma urina mais diluída.
2 – Evite alimentos ultraprocessados
Embutidos, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, macarrão instantâneo e outros alimentos ultraprocessados possuem concentrações muito altas de sódio, aumentando significativamente o risco de formação do cálculo renal.
3 – Modere o consumo de proteína de origem animal
O excesso de proteína de origem animal aumenta a excreção de cálcio na urina, aumentando a possibilidade de cálculo renal.
4 – Cuidado com medicamentos
Algumas substâncias presentes em alguns medicamentos, como vitamina C, por exemplo, quando consumida em excesso aumenta os riscos de formação de pedras nos rins.
5 – Inclua alimentos cítricos na dieta
Frutas cítricas ajudam na produção do citrato que, por sua vez, evitam a formação do oxalato de cálcio.
Leia também:
Como saber se estou com dengue, zica, chikungunya ou covid-19?