Como saber se estou com dengue, zica, chikungunya ou covid-19?
O Brasil está em alerta pelo aumento expressivo das arboviroses ao mesmo tempo em que os casos de covid-19 ainda preocupam profissionais da saúde. Os sintomas destas doenças podem confundir o paciente, que deve se atentar para o momento de procurar ajuda médica.
A dengue, zika e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e seus sintomas são mais parecidos, como febre, dor de cabeça e no corpo. No entanto, a dengue pode causar dores mais intensas no corpo e atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.
A chikungunya geralmente causa dores articulares intensas. Já a zika pode se manifestar com febre baixa, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo.
Por outro lado, a covid-19 é causada pelo coronavírus e seus sintomas mais comuns incluem febre, tosse seca e cansaço. A perda de olfato e paladar são relatadas com frequência em casos de covid.
Nos casos das arboviroses, a hidratação é fundamental. Relatos de consultório, porém, têm demonstrado variações nos sintomas entre essas doenças, exigindo avaliação médica e exames de laboratório no menor tempo possível.
Por isso, em caso de suspeita, agende uma consulta com médico infectologista para avaliação, orientações e pedidos de exame. Em situações de sintomas intensos, procure ajuda em uma unidade de emergência médica.
Leia também: