Hipoglicemia: o que comer e o que não comer para corrigir o índice glicêmico
Hipoglicemia é uma condição caracterizada pela baixa concentração de glicose no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dL. Ela pode causar sintomas como tremores, sudorese, palpitações, tontura, fraqueza e até mesmo desmaios.
O problema é mais frequente em pessoas com diabetes, mas pode acontecer também em quem não tem nenhuma doença diagnosticadas. Nessas situações, alguns alimentos podem ajudar a regular a glicemia de forma rápida, como sucos de frutas, mel, balas de glicose ou até mesmo água com açúcar.
São componentes que elevam rapidamente os níveis de glicose no sangue, mas é importante lembrar que não devem ser utilizados de forma recorrente e, após seu consumo, é necessário buscar um equilíbrio alimentar para evitar novas quedas glicêmicas. Se a hipoglicemia persistir ou se tornar recorrente, é fundamental buscar orientação médica para ajustar o tratamento e a dieta.
Além disso, o consumo de álcool é contraindicado em caso de hipoglicemia, pois ele pode interferir na capacidade do fígado de liberar glicose para o sangue, agravando a condição. Em uma situação de emergência com hipoglicemia, é recomendado ainda evitar alimentos ricos em fibras ou proteína, que possuem absorção lenta no organismo, como frutas e bebidas lácteas.
Para mais informações, agende uma consulta on-line com o médico endocrinologista do Dr Mais.
Leia também:
Atendimento on-line com médico endocrinologista - Aqui no Dr Mais