Alta da Covid-19 volta preocupar brasileiros
Mais de 130 mil casos de Covid-19 foram diagnosticados no Brasil nas primeiras semanas de 2024. O crescimento da doença preocupa autoridades sanitárias, principalmente às vésperas do feriado de Carnaval.
Hoje, 49,48% da população ainda não recebeu a dose de reforço da vacina, e cerca de 15% não tomou nem a primeira dose. Estre grupo é considerado de risco e está sujeito às complicações da doença.
Na região Norte do País, a preocupação é ainda maior. Os casos de síndrome respiratória estão aumentando de forma contínua, especialmente no Amazonas e Tocantins. O Ministério da Saúde emitiu alerta para moradores dessas regiões, e recomendou que pessoas do grupo de risco (idosos, doentes crônicos e outros) evitem festas no Carnaval.
Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz, Amazonas Pará e Tocantins seguem com sinal claro de aumento de SRAG por Covid-19, além de Mato Grosso, no Centro-Oeste. Estes casos são aqueles com sintomas respiratórios intensos, que costumam causar hospitalização.
No Pará, apesar da desaceleração do crescimento em idosos, isso não se aplica a crianças e aos jovens adultos, idades nas quais segue o aumento de casos. Além disso, Acre e Rondônia também apresentam sinais de crescimento da doença.
Para o restante do País, a recomendação do coordenador do InfoGripe, pesquisador Marcelo Gomes, é evitar a folia em casos de sintomas gripais. “Isso para não expor o restante da população”, explica.
Leia também: