Nove filmes/séries sobre autismo disponíveis na Netflix
O melhor remédio para o preconceito é a informação. Inclusive para o nosso, que muitas vezes temos dificuldade de enxergar e enfrentar. Precisamos falar mais sobre os assuntos que desconhecemos, conviver, assistir, ouvir, incluir em nossa rotina.
Por isso, repassamos aqui uma dica da Academia do Autismo, de filmes e séries para assistir na Netflix:
-Life Animated
Conheça a história de Owen Suskind, um jovem adulto autista que, desde criança, tem problemas de fala. Utilizando filmes infantis da Disney, ele conseguiu superar este obstáculo e se comunicar com a família de uma forma única.
-Asperger´s Are Us
Os bastidores de uma trupe de comédia formada por quatro amigos no espectro autista. O grupo se prepara para uma última apresentação antes de se separar.
-Touch
Martin Bohm (Kiefer Sutherland) é viúvo, pai solteiro e tem dificuldade em se conectar com Jake (David Mazouz), seu filho autista de 11 anos. Depois de diversas tentativas em mantê-lo em uma escola, Bohm recebe a visita de Clea (Gugu Mbatha-Raw), uma assistente social que chega para avaliar o bem-estar de Jake.
Tudo muda quando Bohm descobre que Jake tem a habilidade de se comunicar através de números - vendo coisas que ninguém mais vê, padrões que ligam eventos aparentemente desconexos. É aí que Bohm conhece Arthur (Danny Glover), um professor e especialista em crianças que possuem habilidades com números.
-Tão forte e tão perto
Adaptado do aclamado best-seller de Jonathan Safran Foer, Tão Forte e Tão Perto é uma história que se desenrola de dentro da mente do jovem Oskar Schell, um criativo menino de 11 anos de idade, de Nova York, cuja descoberta de uma chave nos pertences de seu falecido pai faz com que ele entre numa busca urgente por toda a cidade para achar qual fechadura ela abre. Um ano depois de seu pai ter morrido na tragédia do World Trade Center, apelidado por Oskar de "O Pior Dia", ele está determinado a manter a sua ligação vital com o homem que o encorajava de forma divertida a encarar os seus piores medos. Agora, à medida que Oskar atravessa os cinco distritos de Nova York em busca da fechadura perdida - encontrando uma variedade de pessoas que, da sua própria maneira, são sobreviventes -, ele começa a descobrir ligações invisíveis com o pai, de quem ele tanto sente falta, com a mãe, que parece tão longe dele, e com o mundo à sua volta, tão barulhento, perigoso e desorientador.
-My name is khan
Um homem muçulmano indiano, que sofre de síndrome de Asperger, é preso por engano como um suspeito de terrorismo após o 11 de Setembro em Los Angeles.
-Farol das Orcas
Uma mãe viaja para a Patagônia com seu filho autista na esperança de que um guarda florestal e um grupo de orcas selvagens possam ajudá-lo a encontrar uma conexão emocional.
-Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador
Endora, Estados Unidos. Gilbert Grape (Johnny Depp) é um adolescente que, desde a morte do pai, é o responsável por sustentar a família. Sua mãe Bonnie (Darlene Cates) sofre de obesidade mórbida desde que entrou em depressão, após o suicídio do marido, o que faz com que o caçula Arnie (Leonardo DiCaprio) fique sob os cuidados de Grape. Há ainda duas irmãs, Amy (Laura Harrington) e Ellen (Mary Kate Schellhardt), que estão sempre ocupadas na cozinha. A vida em família é repleta de carinho e proteção, apesar das dificuldades enfrentadas. Até que Grape se apaixona por Betty (Mary Steenburgen), uma dona de casa casada.
-Bully
"Bully" narra a história do garoto Jimmy Hopkins em uma escola fictícia dos Estados Unidos. O game mostra o jovem se virando para "sobreviver" entre valentões e professores autoritários, mas também aprontando suas traquinagens para "sacanear as patricinhas" e "salvar os nerds", como diz a sinopse do jogo.
-Amor no Espectro
Amor no Espectro é um documentário australiano que acompanha um grupo de adultos solteiros no espectro do autismo enquanto exploram o mundo do namoro. Enquanto tentam encontrar o amor, 11 encontros rápidos ou às cegas são marcados e os personagens principais mostram como lidam com namoros, amigos e familiares.
Leia também:
TDAH: Como garantir bons resultasdos na escola
Criança que não dorme bem pode ter sintomas semelhantes aos de TDAH