TOD: Conheça o Transtorno Opositivo Desafiador
Já ouviu falar do Transtorno Opositivo Desafiador, o TOD?
É um tipo de transtorno mental diagnosticados em crianças com comportamentos de irritabilidade extrema, dificuldade para respeitar figuras de autoridade (pais, professores, responsáveis), que comumente responsabilizam terceiros pelos próprios erros e não conseguem lidar com a raiva.
Quando visto de forma superficial, parece uma criança custosa, sem limites. Não é mesmo? Mas o TOD traz prejuízos imensos e sofrimento à criança e à família. Por isso a importância da informação no combate ao preconceito.
O Transtorno Opositivo tem um diagnóstico delicado, pois exige acompanhamento da criança por determinado período. Além disso, não se trata de comportamentos estranhos para idade, são comportamentos comumente obsevados em crianças, porém, numa intensidade anormal.
Ele pode estar associado a outros transtornos, como TDAH (Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade). E sem o devido tratamento e acompanhamento, pode evoluir para transtorno de personalidade na vida adulta.
O TOD pode ser suave (quando acontece em um ambiente, como escola ou casa ou com os amigos), moderado (ocorre em dois ambientes) ou grave (três ou mais ambientes).
É preciso ter consciência de que essa criança está em sofrimento e precisa de ajuda profissional. O acompanhamento psicológico para família também é salutar.
O diagnóstico é comumente feito entre os 5 e 12 anos de idade, por um profissional habilitado (neuropediatra, psquiatra infantil ou psicólogo). O tratamento inclui terapias e medicamentos, dependendo do caso.
Para mais informações, agende uma consulta on-line no Dr Mais.
Leia também:
Janeiro Branco: 20% de desconto na primeira sessão de psicologia