Prótese de silicone impede amamentação?
Mulheres que usam prótese de silicone podem amamentar normalmente. O cuidado necessário é com o tipo de cirurgia escolhida. Embora o implante não afete a produção de leite, algumas técnicas podem lesionar os ductos mamários. É importante que o assunto seja abordado com o cirurgião plástico para garantir que a metodologia escolhida seja compatível com futura amamentação.
Já as cirurgias como mamoplastia redutora são mais invasivas e podem afetar de forma direta a amamentação. Assim como a escolha de próteses muito grandes, acima do recomendado pelo cirurgião, que também tem um potencial de interferência na produção de leite materno.
A qualidade do leite não é afetada com o implante. Assim como o formato da prótese não tem relação com amamentação. Outro mito é de que o silicone fica flácido após amamentação. A verdade é que a mudança que pode ocorrer é de flacidez pelo aumento do volume dos seios, alterações hormonais e acúmulo de gorduras. O silicone, no entanto, não vai “cair”.
Bombinhas de leite podem ser utilizadas por todas as mulheres que utilizam a prótese. Não há risco de o silicone “estourar”.
Se você pretende passar por uma cirurgia plástica e tem planos de engravidar futuramente, converse com seu médico e esclareça todas as dúvidas para uma escolha segura e assertiva.
Leia também: