Suplementação pré-gestacional por teleconsulta
Se está planejando uma gravidez saudável, este texto é para você.
A fase pré-gestacional envolve uma série de cuidados essenciais, e a suplementação é um dos principais deles. Imagine o quanto a criação de um novo corpo exige do organismo. O desenvolvimento saudável do bebê requer equilíbrio de nutrientes por parte da mãe. Por isso a suplementação adequada é indispensável, e pode ser feita por teleconsulta.
Cada mulher é única e precisa de vitaminas e minerais específicos para um bom funcionamento fisiológico. A avaliação deve ser feita pelo médico, assim como a prescrição de medicamentos. Na pré-gestação, tanto a falta quanto o excesso são prejudiciais. E a condução deve ser cuidadosa para que a gravidez seja segura e tranquila.
Um dos nutrientes de destaque nessa fase é o ácido fólico. Sua suplementação ajuda a prevenir doenças do tubo neural do bebê, como anencefalia ou espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo). Os defeitos do tubo neural acontecem durante o estágio inicial de desenvolvimento, muitas vezes, antes até que as mães saibam que estão grávidas.
Pesquisas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), estimam que o uso de uma dose diária de ácido fólico ao menos um mês antes de engravidar e durante o primeiro trimestre da gestação, reduzem o risco de problemas do tubo neural em até 70%. Alguns estudos incluem ainda a diminuição dos casos de lábio leporino e certos distúrbios cardíacos.
Também são essenciais prevenir a anemia, deficiência de cálcio e de vitamina D. Assim alimentação balanceada e saudável. Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis fornecerá muito do que é necessário para o desenvolvimento embrionário.
Para uma avaliação completa e início de uma suplementação pré-gestacional, agende uma consulta e dê início a este processo que só traz benefícios.
Baixe o App pelo Google Play ou Apple Store.