Doenças provocadas pelo calor intenso
Épocas do ano com altas temperaturas exigem cuidado redobrado com a saúde física. O corpo humano funciona com temperaturas internas entre 35°C e 39°C, em períodos mais quentes alguns mecanismos fisiológicos são utilizados para garantir o bom funcionamento. O principal deles é o suor, que dissipa o excesso de calor através da pele.
Em algumas circunstâncias, porém, o corpo não é capaz de manter esse equilíbrio, elevando a temperatura corporal e facilitando o surgimento de determinadas doenças ou incômodos físicos. Edemas (inchaço), síncopes (desmaios), cãibras e exaustão estão entre as consequências mais comuns.
Crianças, idosos, gestantes, pacientes de doenças crônicas, atletas e trabalhadores externos são vulneráveis nessas situações. Exigindo medidas de precaução como reforço da hidratação, alimentação mais leve, roupas leves, evitar exposição direta ao sol, dentre outras.
Em caso de mal-estar ou persistência de sintomas como inchaço, câimbras e exaustão, agende uma consulta médica para avaliações e tratamentos preventivos.