Anticoncepcional engorda?
Pílula anticoncepcional não engorda. É o que mostra inúmeros estudos e testes científicos realizados com as mais variadas versões disponíveis no mercado. Mesmo sendo um medicamento hormonal, as doses não são suficientes para provocar alguma alteração significativa no padrão metabólico.
Existem casos raros de reações às pílulas anticoncepcionais. Os principais efeitos, no entanto, são: enxaqueca, dores nos seios, acne e alterações no humor. Por isso é indispensável que a prescrição seja feita pelo médico ginecologista.
Outro mito relacionado ao uso é sobre infertilidade. O uso da pílula a curto, médio ou longo prazo não causa infertilidade. Após a interrupção do método a ovulação é retomada normalmente.
O que pode acontecer que é outras doenças (como endometriose, síndrome do ovário policístico e etc) fiquem mascaradas durante o uso da pílula. Os sintomas só aparecem quando o remédio deixa de ser consumido.
Para início de tratamento com pílulas ou escolha do melhor método anticoncepcional, agenda uma consulta on-line com médico ginecologista. A automedicação é sempre arriscada e pode levar a consequências graves de saúde, além da ineficácia do efeito desejado.
Leia também: