Artrite e artrose: quais as diferenças?
Dores nas articulações, inchaço, vermelhidão, sensação de “pontadas”, dificuldade de movimentação... são sintomas compartilhados pelos pacientes com artrite e artrose. Mas é importante ressaltar: são doenças diferentes.
Artrite é uma inflamação nas articulações que pode ser ocasionada por diversos fatores, como infecções, mudanças hormonais, questões genéticas. O tratamento é feito com anti-inflamatórios, analgésicos e até mesmo corticoides, dependendo de cada situação.
Existem ainda terapias alternativas que podem auxiliar, como acupuntura e reabilitação por fisioterapia.
Já a artrose é consequência de um desgaste da cartilagem que protege as articulações. Vale destacar: todos os pacientes com artrose têm artrite, pois esse desgaste leva à infeção. Mas nem todo paciente com atrite, tem artrose. Esta não tem cura, diversos tratamentos, porém, podem garantir qualidade de vida ao paciente.
A prevenção, nos dois casos, pode ser feita com hábitos saudáveis, como dietas equilibradas, atividades físicas moderadas e cuidados para evitar o sobrepeso, um dos principais fatores físicos que desencadeiam artrose.
O diagnóstico, bem como o tratamento, deve ser feito somente por um médico especialista. Em caso de suspeita, agende uma consulta on-line.
Leia também: