Quatro sinais de que você aprendeu a lidar com o luto
Superar a perda de uma pessoa querida é um desafio que exige muito amadurecimento mental e emocional. O processo exige tempo e, muitas vezes, a ajuda de um profissional para entender a grande mudança que a ausência pode provocar em nossa vida.
Para ajuda a identificar o controle desses sentimentos, separamos alguns sinais que demonstram “superação” saudável do luto, dentro do que é possível:
- Você superou o sentimento de culpa: entende que não tem responsabilidade diante do que aconteceu e que cumpriu seu papel da melhor forma que poderia
- Consegue falar da pessoa sem grande tristeza: o sentimento que predomina quando fala da pessoa é de carinho e saudade, ao invés de tristeza. Mesmo com a dor que parece ser eterna, a compreensão da perda exige o controle dessas emoções.
- Compreensão de uma nova vida: entender que a vida que você tinha ao lado daquela pessoa foi modificada e passa a uma nova etapa, com mudanças intensas, mas possíveis de serem superadas. A nova fase exige adaptações e traz aprendizados.
- Sensação de amadurecimento: quando você percebe que, apesar de todo sofrimento, conseguiu evoluir e entender o contexto natural da vida.
Não existe um tempo exato para que esses sentimentos sejam consolidados, são reações individuais. O sinal de alerta deve ser ligado quando a prorrogação do sofrimento pelo luto interfere em sua vida pessoal ou profissional, exigindo um acompanhamento com um profissional da saúde.
O atendimento psicológico ou psiquiátrico é benéfico em qualquer momento do luto, podendo facilitar o caminho de amadurecimento. Assim como a displicência em relação aos transtornos gerados pode levar a doenças como depressão, pânico e ansiedade.
Leia também: