Quatro motivos para aprender a dizer não
Saber dizer não é estratégia de sobrevivência. Nada é mais prejudicial, para qualquer relação, que a falta de limites.
E por mais simples que pareça ser uma negativa, milhares de pessoas relatam sofrimento pela dificuldade em dizer não. As mulheres são maioria desse público.
Por isso, separamos quatro motivos para exemplificar a importância do não para sua saúde física e mental:
1) Quando você não diz “não” acaba sobrecarregado com responsabilidades familiares e do trabalho. Mesmo que esteja ocupado, não consegue negar um pedido. Isso gera ansiedade, estresse, e repercute em problemas físicos (como gastrite, disfunção intestinal, insônia, dentre outros). Além de prejudicar a sua qualidade de vida, que ficará sempre em segundo plano.
2) Você perde o poder de decisão. Acaba cedendo sempre às vontades do outro, mesmo que não concorde, porque prefere aceitar a decisão alheia do que expor sua opinião. Muitas vezes seu ponto de vista é melhor e colaboraria com a situação, mas a necessidade de posicionamento te faz desistir dele.
3) Não saber dizer não pode te causar problemas financeiros. Você sempre acha que deve ajudar alguém próximo, mesmo que não tenha condições para isso. Além de prejudicar sua estabilidade econômica, pode criar uma relação de dependência da outra pessoa, que não buscará formas de solucionar duas pendências.
4) Vai intensificar problemas com autoestima. Pessoas que não impõem limites sempre aceitam críticas e opiniões dos outros sem reclamar ou responder. Acabam frustrando suas expectativas e criando uma imagem depreciativa a seu próprio respeito.
Se dizer não se transformou em um desafio árduo para você, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra e descubra caminhos para mudar esse hábito prejudicial.
Identificar os motivos que te impedem de dizer não também é extremamente importante. Eles podem desencadear outros problemas psicológicos.
Pacientes relatam medo da rejeição, de perder algo ou alguém, medo de ficar sozinho, de ser ridicularizado na frente de outras pessoas, medo de parecer uma pessoa mal-educada, dentre outras razões para a dificuldade de impor limites.
Leia também: