Transtorno do Espectro Autista
O que você precisa saber sobre o Autismo.
Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou, como chamamos, Autismo. Um transtorno que afeta o desenvolvimento infantil e que pode se manifestar em grau maior ou menor. Hoje, o Autismo é classificado em 3 graus:
1. Autismo Clássico: aquele tipo mais conhecido, em que há um comprometimento nas áreas de interação, comportamento e linguagem, além de relevante déficit cognitivo.
2. Autismo de Alto Funcionamento (ou Síndrome de Asperger): os portadores conseguem se expressar através da fala e são muito inteligentes, acima da média da população.
3. Distúrbio Global do Desenvolvimento: tem características do TEA, como alteração de interação e comportamento, mas não há um diagnóstico fechado.
Quando os sinais de alerta começam a aparecer nas crianças?
Geralmente, os sinais e o diagnóstico são feitos até os três anos de idade. Durante essa fase, é onde o desenvolvimento cerebral dos pequenos ainda está em formação, mas, os primeiros sinais de alerta já são percebidos. É importante ressaltar também que com o diagnóstico feito precocemente, os resultados terapêuticos são ainda melhores com o decorrer do crescimento da criança.
Mitos e verdades sobre o Autismo
Muito se fala sobre o Autismo, mas a realidade é que poucas pessoas procuram se aprofundar no assunto para acabar com alguns “tabus” sobre o transtorno. Como:
-
Falta de emoção
-
Agressividade
-
Retardo ou genialidade
-
Balanço (que eles balançam-se para frente e para trás continuamente)
Nestes momentos, o papel da família é fundamental para o apoio emocional dos pequenos. A família é refúgio, é amor, é proteção e acima de tudo, acolhimento.
A família, amigos, escola e todos que fazem parte da convivência da criança, devem estar bem informados e devem receber essas crianças de braços abertos. Ah! E lembramos que: Autismo, não é doença!
Compartilhe esse conteúdo com alguma família ou amigo que precisa saber mais sobre o TEA.
Quer consultar com o Dr+? Baixe o app disponível para IOS e Android, ou acesse a página inicial para iniciar um atendimento.
Nos vemos no próximo conteúdo!
FONTE: Leiturinha