Baixa testosterona: reconheça os sinais
A redução do nível de testosterona no homem é um processo natural a partir dos 40 anos de idade. Normalmente, depois desta faixa etária, a redução anual é de 0,8%. Alguns casos, porém, apresentam queda superior e as consequências são sentidas pelo corpo.
Baixa libido, disfunção erétil, cansaço excessivo, irritabilidade e até mesmo depressão são sintomas que podem ter relação direta com a falta de testosterona no organismo. E o problema afeta também mulheres.
As consequências no corpo feminino são semelhantes as do homem, podendo interferir ainda no ganho de peso e distúrbios no sono.
A testosterona desempenha papal fundamental no aumento da massa muscular, maturação dos ossos, crescimento de pelos e cabelos corporais. Além de ser determinante no libido sexual.
O excesso também é prejudicial, pode causar problemas que vão de acne, descontrole da pressão arterial até infertilidade. Por isso o controle deve ser feito estritamente por um médico especialista.
No caso de dúvidas sobre a regulação da testosterona no organismo, agende uma consulta com médico urologista. No Dr Mais, é possível ser atendido por teleconsulta, com agendamento rápido e preço popular.
Leia também: