Gripe aviária: contágio e sintomas humanos
O Brasil registrou a primeira ocorrência de vírus da influenza aviária em aves domésticas. O caso ocorreu em uma criação de subsistência localizada no quintal de uma casa na cidade da Serra, no Espírito Santo, e gerou preocupação popular com a possibilidade de surto da doença.
A gripe aviária é causada pelo vírus influenza A e pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos. É importante destacar: a gripe aviária não passa de pessoa para pessoa, sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas.
Os sintomas são parecidos com os da gripe comum e geralmente começam a aparecer de dois a oito dias após o contato com o vírus. Os principais sinais incluem dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.
A doença tem cura e o tratamento deve ser prescrito por um médico especialista. Em caso de suspeita é importante buscar atendimento com urgência.
Leia também: