Como aumentar a imunidade?
A receita de milhões, tanto para crianças quanto para adultos, é a que promete reforçar o sistema imunológico. Há quem busque pílulas prontas, manipuladas ou até fórmulas injetáveis. A simplicidade da solução, no entanto, é que frustra a maioria adepta à “magia” de medicamentos que prometem resultados rápidos e eficazes.
São vitaminas, suplementos alimentares e até chás com muita propaganda e pouca entrega. Não há evidência científica de que o consumo dessas substâncias tenha o efeito esperado. Médicos especialistas são claros: o caminho para um sistema imunológico reforçado é a rotina de hábitos saudáveis.
ALIMENTAÇÃO BALANCEADA + BOA HIDRATAÇÃO + ATIVIDADE FÍSICA ROTINEIRA + SONO DE QUALIDADE + VACINAÇÃO EM DIA = IMUNIDADE FORTALECIDA.
Não há como fugir. Independentemente da idade, a busca por esse equilíbrio fisiológico é fundamental. Claro, nenhuma medida garante 100% de proteção contra todas as doenças, mas é a melhor forma de prevenir.
O acompanhamento médico regular da saúde física e mental também é de extrema importância. Existe ainda o alerta sobre o uso de substâncias tóxicas como álcool e tabaco, que deve ser completamente evitado ou, no mínimo, moderado. E a avaliação cautelosa de cada caso. Crianças, de até seis anos de idade no início da vida escolar, por exemplo, podem contrair até 12 viroses por ano sem que isso indique uma fragilidade imunológica.
Para garantir uma análise adequada da situação, agende uma teleconsulta com o médico infectologista do Dr Mais. Ele poderá fazer uma avaliação completa do histórico e repassar recomendações apropriadas para cada situação.
Leia também: